PUBLICIDADE

Dente apodrece? Saiba quando a cárie pode ser grave

Entre os sintomas de cárie estão a dor de dente, sensibilidade e dor ao morder ou comer alimentos doces, quentes ou frios

18 jan 2023 - 10h00
Compartilhar
A cárie grave também pode interferir no dia a dia
A cárie grave também pode interferir no dia a dia
Foto: Pexels

O dente podre, nome popular para dentição com cárie, doi e pode ser constrangedor se estiver visível no sorriso. A cárie dentária costuma ser o resultado da ingestão de alimentos açucarados ou ricos em amido e da falta de uma boa rotina de higiene bucal. 

Quando não são limpos regularmente, as bactérias bucais criam uma camada de placa pegajosa que se acumula e pode dissolver o esmalte dentário. Quando o esmalte se desgasta, as bactérias e a placa bacteriana atacam a dentina mais macia dentro do dente e, a seguir, a polpa no centro do dente. No estágio final da cárie, desenvolve-se uma infecção extremamente dolorosa na polpa que pode passar por baixo do dente e entrar na gengiva.

Entre os sintomas de cárie estão a dor de dente, sensibilidade e dor ao morder ou comer alimentos doces, quentes ou frios. Também é possível observar buracos nos dentes, manchas brancas, marrons ou pretas. 

Mas os incômodos não param por aí. A cárie grave também pode interferir no dia a dia. Se uma infecção tiver começado, ocorre inchaço e pus, e a dor pode ser tão forte a ponto de interferir na capacidade de comer, resultando em perda de peso e deficiências nutricionais. Além disso, os dentes podres podem quebrar ou cair.

Uma rotina diária regular de higiene bucal ajuda a prevenir a cárie. Escove os dentes sempre após as refeições e use fio dental uma vez por dia para remover a placa. Além disso, é fundamental visitar o dentista para realizar uma limpeza profissional e um check-up a cada seis meses a fim de eliminar quaisquer problemas pela raiz.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade