Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quando o AVC atinge jovens: causas, prevenção e tratamento

Para neurocirurgião, hábitos saudáveis e controle de riscos são a chave para a prevenção do acidente vascular cerebral

16 jul 2025 - 06h44
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O AVC, terceira maior causa de morte no Brasil, afeta cada vez mais jovens devido a maus hábitos, mas pode ser prevenido com um estilo de vida saudável e tratado com diagnóstico e intervenção precoces.
Quando o AVC atinge jovens: causas, prevenção e tratamento:

O AVC (acidente vascular cerebral) é a terceira maior causa de morte no Brasil, de acordo com os dados do GBD (Global Burden of Disease), sendo superado apenas por doenças cardiovasculares (como o infarto agudo do miocárdio) e pela Covid-19.

Atinge principalmente indivíduos idosos, mas tem se tornado cada vez mais frequente em jovens, devido a maus hábitos. 

“É preciso lembrar que a principal causa do AVC é a hipertensão arterial. No caso dos jovens, o aumento da incidência do AVC está associado a fatores como sedentarismo, dieta desequilibrada, diabetes, hipertensão não controlada, tabagismo, uso de drogas ilícitas, combinação de enxaqueca com aura, uso de anticoncepcional e cigarro (em mulheres), predisposição genética, uso de substâncias que estimulam a trombose em academias”, alerta o professor Feres Chaddad, chefe da Neurocirurgia Vascular da UNIFESP. 

Ele conta que existem dois tipos de AVC. “O isquêmico, que caracteriza-se pelo entupimento, bloqueio ou obstrução de uma artéria, levando à falta de sangue e morte de células no tecido cerebral; e o hemorrágico, que resulta do extravasamento de sangue devido à ruptura de um vaso dentro do tecido cerebral.”

Diagnóstico precoce é fundamental

“Hoje, a tomografia computadorizada de crânio e, em especial, a ressonância nuclear magnética, permitem uma detecção mais precisa. O estudo dos vasos pode ser feito rapidamente com a angiotomografia ou, posteriormente, com a angioressonância cerebral”, explica.

A principal forma de tratamento é a intervenção precoce. As maneiras incluem o uso de trombolíticos e procedimentos endovasculares, como a trombectomia. Em casos de inchaço cerebral, pode ser necessária uma craniectomia descompressiva.

Formas de prevenção

Praticar atividade física regularmente;

Não fumar;

Controle da pressão arterial;

Controle rigoroso do diabetes;

Alimentação balanceada;

Não consumir bebidas alcoólicas em excesso;

Manter o check up em dia. 

Quer saber mais sobre AVC e as principais causas em idosos e jovens? Dê o play no vídeo.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade