PUBLICIDADE

Pós-operatório da rinoplastia: saiba o que é mito e verdade

É doloroso? O nariz fica roxo e inchado? Esclareça suas dúvidas sobre o tema!

23 fev 2024 - 17h54
Compartilhar
Exibir comentários

Com o objetivo de melhorar a aparência e/ou a função respiratória do nariz, muitas pessoas recorrem à rinoplastia, uma cirurgia plástica relativamente comum no Brasil. Mas, além de dúvidas a respeito do resultado e da maneira ela é executada, também surge aquele questionamento: como será o pós-operatório?

É verdade que o pós-operatório da rinoplastia é muito doloroso? Entenda! |
É verdade que o pós-operatório da rinoplastia é muito doloroso? Entenda! |
Foto: drobotdean/Freepik / Boa Forma

De acordo com o  Dr. Jamisson Melo, otorrinolaringologista e especialista em rinoplastia há 15 anos, o período de recuperação varia de pessoa para pessoa, mas, no geral, costuma ser bastante tranquilo.

A seguir, ele dá explicações ainda melhores sobre o assunto, listando os principais mitos e verdades sobre o pós-operatório da rinoplastia. Confira!

O pós-operatório é muito doloroso

Mito

"Na verdade, o paciente não apresenta dor no pós-operatório da rinoplastia. Deixo, de rotina, um analgésico prescrito, mas os pacientes, rotineiramente, não precisam fazer uso", garante ele.

O nariz ficará inchado e roxo no pós-operatório

Verdade

O inchaço é uma reação natural do corpo em resposta ao trauma cirúrgico. No pós-operatório da rinoplastia, ele é mais intenso durante os primeiros dias, reduzindo conforme o tempo passa. O roxo também pode surgir em alguns casos, e tende a desaparecer por volta de 10 dias após a intervenção.

O resultado definitivo da cirurgia é imediato

Mito

Imediatamente após o término da cirurgia, já é possível sim ver alguma mudança, porém, o resultado definitivo da rinoplastia só se dá após 12 meses.

Isso porque. durante esse período, o nariz vai apresentando uma redução gradual do edema e algumas pequenas alterações podem ocorrer.

Deve-se evitar atividades físicas e exposição ao sol no pós-operatório

Verdade

Os treinos terão que ser pausados durante os 15 primeiros dias após a cirurgia. Após esse período, podem ser retomados de maneira gradual. A exposição solar é liberada apenas após 2 meses, uma vez que pode favorecer o surgimento de manchas na pele.

É preciso seguir as orientações do cirurgião no pós-operatório

Verdade

Para garantir que o seu pós-operatório seja seguro e saudável, é extremamente importante que você siga todas as orientações do seu cirurgião, tomando os medicamentos prescritos, utilizando as pomadas indicadas e mantendo todos os cuidados necessários.

"A lavagem nasal e usar um curativo com micropore por 2 meses são duas medidas que fazem muita diferença no resultado e são aconselháveis", diz.

A rinoplastia pode causar problemas respiratórios

Mito

Pelo contrário, a rinoplastia pode melhorar a função respiratória, especialmente em pacientes que apresentam insuficiência de válvula nasal.

O procedimento ainda pode ser associado à septoplastia, que corrige o desvio de septo, um problema que pode causar alguns desconfortos para o indivíduo, como respiração pela boca e apneia do sono.

É possível fazer rinoplastia sem internação

Mito

A rinoplastia sempre deve ser realizada em ambiente hospitalar, demandando a internação. Na maior parte das vezes, a alta acontece já no dia seguinte ao procedimento, afirma o médico.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade