PUBLICIDADE

Por que é comum ter de usar óculos a partir dos 40 anos?

Entenda os cuidados necessários com os olhos à medida que envelhecemos

5 mai 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários

Quando ficamos mais velhos, é mais comum termos de usar óculos. Não existe uma fórmula para quando e se isso vai acontecer, mas a necessidade de corrigir a vista costuma aparecer para muitos a partir dos 40 anos.

Nossa vista envelhece? Óculos são necessários para todos após os 40 anos?
Nossa vista envelhece? Óculos são necessários para todos após os 40 anos?
Foto: JLco - Julia Amaral

Uma das explicações para o fenômeno é uma condição chamada de presbiopia, que costuma afetar pessoas com idades a partir dos 40 anos, que reclamam da necessidade do famoso óculos de leitura. 

Presbiopia

A presbiopia, também conhecida como "vista cansada", dificulta a focalização em objetos próximos, segundo explica ao Terra o oftalmologista especializado em cirurgia refrativa, Dr. Tiago César:

"Conforme envelhecemos, o cristalino [uma espécie de lente que fica atrás da pupila] pode se tornar menos flexível. A produção de lágrimas pode diminuir, e a retina pode ser afetada por várias condições, como a degeneração macular relacionada à idade. Isso pode levar a problemas de visão ou condições como a presbiopia, cataratas e outras doenças oculares", diz o médico. 

O especialista alerta para a importância de manter cuidados preventivos com os olhos. 

Recomendações para manter os olhos saudáveis

O médico diz que é necessário realizar exames oftalmológicos regulares para monitorar a saúde ocular. Além disso, os pacientes devem proteger os olhos da radiação ultravioleta (UV) usando óculos de sol apropriados.

Uma dieta balanceada, rica em nutrientes como ômega-3, vitamina C, vitamina E, e zinco também pode ajudar a manter a saúde ocular. "Evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco, pois ambos podem afetar negativamente a saúde ocular", recomenda o oftalmologista.

E em tempos em que não tiramos os olhos do computador ou do celular, é importante lembrar que muito tempo de exposição pode ser prejudicial para os olhos. O especialista recomenda "reduzir o tempo de tela e seguir a regra 20-20-20: a cada 20 minutos de uso de tela, olhar para algo a 20 pés de distância (cerca de 6 metros) por 20 segundos para relaxar os músculos oculares".

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade