PUBLICIDADE

Por que a pele do pescoço envelhece? Veja como evitar

Em algumas pessoas, região chega a ter aparência mais castigada do que o resto do corpo

13 abr 2023 - 11h26
Compartilhar
Exibir comentários
A forma que você senta tem muito a ver com a saúde do seu pescoço
A forma que você senta tem muito a ver com a saúde do seu pescoço
Foto: iStock

Exposição constante ao sol, má postura, cuidados insuficientes com a pele, enfraquecimento e declínio natural dos músculos do pescoço podem fazer com o envelhecimento acelerado da região. Já sentiu que, em muitas pessoas, essa área costuma ter aparência mais desgastada do que o resto do corpo?

"A pele do pescoço é particularmente vulnerável a danos e tende a envelhecer mais rápido do que qualquer outra região", explica a médica Theodora Mauro, professora de dermatologia da Universidade da Califórnia, em San Francisco nesta matéria do jornal americano "The New York Times".

Apesar de não falarmos tanto sobre o assunto, a pele do pescoço exige cuidado e atenção, até pelo fato dessa área não cicatrizar tão bem como outras partes do corpo, ter menos células-tronco e outras estruturas que ajudam a conservar a saúde da derme. Entenda melhor sobre o assunto a seguir:

Proteção para o pescoço

Muita gente costuma esquecer de passar protetor solar no pescoço, deixando a pele exposta aos raios solares, o que acelera o processo de envelhecimento já que as ondas ultravioletas atingem a derme e danificam as células responsáveis pela produção de colágeno e de elastina.

Essas duas proteínas não essenciais para a pele; enquanto o colágeno ajuda a manter a firmeza, a elastina auxilia a elasticidade. No pescoço, a derme costuma ser mais fina do que no rosto, no braço e na perna, por exemplo.

Por esse motivo, a exposição incorreta ao sol pode deixar o pescoço com aparência enrugada, além das manchas. O ideal é passar protetor com no mínimo 30 FPH frequentemente, pelo menos uma vez ao dia.

Pescoço tecnológico

A postura e o modo como nos sentamos também pode contribuir para a aparência envelhecida do pescoço. O texto americano chama o efeito de “pescoço tecnológico", já que temos a tendência de nos curvar ou olhar para baixo ao usar o computador ou o celular.

Para evitar a formação de rugas no pescoço por essa razão, o melhor a ser feito é posicionar o aparelho em uma altura que você não precise dobrar ou esticar a nuca. Corrigir a postura, contudo, não fará com que as linhas já presentes na região desapareçam.

Skin care também no pescoço

A principal recomendação para melhorar a aparência do pescoço é cuidar da região com a mesma atenção dada ao rosto. Aplique hidratantes, cremes e (reforçando) filtro solar, adicionando a área à sua rotina de cuidados.

Caso queira tratar os sinais de envelhecimento, procure um médico especialista para te ajudar com procedimentos estéticos. Botox, laser e preenchimentos são alternativas para o tratamento da região.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade