PUBLICIDADE

Pilates na terceira idade: 3 benefícios especiais da atividade

A qualidade de vida é impactada em meio ao envelhecimento

2 abr 2024 - 11h48
(atualizado às 14h56)
Compartilhar
Exibir comentários

O nosso corpo passa por mudanças naturais à medida que envelhecemos, ou seja, muitos idosos passam por perda de massa muscular e mobilidade reduzida. Ainda assim, há muito o que se fazer para retardar esse processo. E, nesse sentido, a fisioterapeuta Josi Araujo vai expor os três impactos do pilates na terceira idade.

Impactos do pilates na terceira idade
Impactos do pilates na terceira idade
Foto: Shutterstock / Sport Life

Veja os três impactos do pilates na terceira idade

Mobilidade e flexibilidade

"O pilates enfatiza movimentos controlados e alongamentos suaves, o que aumenta a amplitude de movimento das articulações. Com o tempo, suas articulações se tornam mais flexíveis e seus músculos menos tensos, que aliviam a rigidez e melhoram o conforto nas atividades diárias", disse.

Prevenção de quedas

Promove a melhora do equilíbrio, da coordenação motora e da estabilidade. "Os exercícios que trabalham a consciência corporal são essenciais para ajudar na correção da postura. Isso ajuda os idosos a entenderem melhor como seu corpo se move e a fazer ajustes para evitar movimentos prejudiciais que possam levar a quedas", declarou.

Pilates na terceira idade melhora da postura

A especialista concluiu que esse método enfatiza o fortalecimento dos músculos do core, o alinhamento adequado e consciência corporal, o que contribuem para manutenção da postura saudável.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade