Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que é bolsa de colostomia definitiva que Preta Gil está usando após cirurgia?

Internada, cantora atualizou seu estado de saúde em vídeo postado nas redes sociais

27 jan 2025 - 15h20
(atualizado às 22h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Preta Gil está usando bolsa de colostomia definitiva após cirurgia
Preta Gil está usando bolsa de colostomia definitiva após cirurgia
Foto: Reprodução/Instagram

Preta Gil está internada no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde dezembro do ano passado, quando foi submetida a uma longa cirurgia para retirada de tumores do intestino.

A cantora, que estava afastada das redes sociais, apareceu em vídeo no domingo (26) e atualizou seu estado de saúde. Ela explicou que precisou colocar uma bolsa de colostomia definitiva após o procedimento.

O que é bolsa de colostomia?

 A colostomia definitiva precisa ser feita quando um paciente tem uma doença no reto ou no ânus que exige a remoção cirúrgica do reto (parte final do intestino grosso) ou do ânus e então ele, para o resto da sua vida, vai ter a eliminação das fezes através de uma bolsa.

"O intestino é colocado para fora da pele e as fezes caem numa bolsa e essa é a bolsa de colostomia, uma bolsa que armazena fezes", explica Dr. Carlos André Antunes, proctologista da Sociedade Brasileira de Proctologia, que atende em São Paulo.

Segundo o profissional, a bolsa precisa ser adequadamente higienizada. "Existem algumas técnicas de esvaziamento do intestino e algumas bolsas de colostomia específicas que permitem um controle relativo do paciente sobre a eliminação de fezes. E existe o trabalho das enfermeiras, estomaterapeutas, que é muito importante, que ajudam muito, auxiliam muito o paciente colostomizado a entender o seu problema, cuidar bem da sua colostomia e ter uma vida mais próxima do normal possível". 

O médico diz que a vida de um paciente colostomizado não é simples e não é igual a vida de uma pessoa que não tem uma colostomia. "Sempre tem alguma limitação. A colostomia muda a imagem do corpo, como a pessoa se enxerga, e tudo isso precisa ser trabalhado no nível psicológico".

Carlos André Antunes ainda destaca a importância de realizar exames que detectam doenças logo no início e podem evitar que essa cirurgia que elimina completamente o reto ou anos de um paciente seja realizada.

"Por isso é tão importante a prevenção das doenças intestinais, principalmente através do exame chamado colonoscopia, que identifica precocemente alterações que podem levar ao câncer de intestino", conclui.

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade