PUBLICIDADE

Dieta do mel promete eliminar 1,5 kg por semana, diz nutricionista

Especialista recomenda ingerir de uma a duas colheres de mel pela manhã

2 dez 2013 - 16h26
(atualizado às 16h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Que tal emagrecer sem contar calorias de alimentos ou passar fome e ainda adicionar mel ao cardápio? Segundo pesquisa do nutricionista Mike McInnes, isso é possível. No seu livro The Honey Diet (em tradução livre, Dieta do Mel), que será lançado em janeiro de 2014, o especialista apresenta um programa que promete eliminar quase 1,5 kg por semana com a substituição de açúcar por mel e a inclusão de uma a duas colheres do produto de manhã e antes de deitar. Os dados são do jornal Daily Mail.

Segundo o profissional, o excesso de açúcar faz com que o corpo libere mais insulina, que é armazenada como gordura. Fora isso, leva ao desligamento por longos períodos das células da glia (que controlam a quantidade de açúcar no sangue no cérebro), deixando as células cerebrais sobrevivendo com “ração” de emergência. “Um cérebro com fome é um cérebro estressado. Em desespero, ele irá enviar um coquetel de mensagens químicas para tentar

 angariar açúcar de qualquer outra fonte possível”, disse McInnes. Isso resulta em vontades incontroláveis por guloseimas açucaradas.

McInnes acredita que o mel detém a chave para quebrar esse ciclo vicioso, sendo uma bebida com mel pela noite suficiente para reverter o processo e reduzir o estresse noturno, permitindo que a pessoa durma melhor e que o corpo continue com o processo essencial de recuperação e reparação, queimando gordura enquanto faz isso.

Muitos especialistas classificam o mel como tão ruim quanto o açúcar, mas o profissional acha o contrário. “O mel é criado pelas abelhas a partir do néctar das plantas, digerindo parcialmente os açúcares e sua composição muda, o que afeta a forma como os nossos corpos o metabolizam.” Testes realizados por laboratórios de investigação médica em Dubai mostraram que uma colher de mel parece reduzir os níveis de açúcar no sangue em vez de aumentá-los como faz o açúcar.

No entanto, é claro que o programa de emagrecimento não requer apenas comer mel. Confira abaixo sugestões de cardápio para uma semana:

Regras de ouro da dieta do mel

1. Substitua açúcar por mel

Cada 1g de açúcar que consome é convertido em 2g de gordura corporal. Corte o açúcar e adoçantes artificiais e o substitua por mel no preparo dos alimentos (o mel é aproximadamente duas vezes mais doce que o açúcar, portanto use metade da quantidade de açúcar). Comece e termine o dia com uma ou duas colheres (chá) de mel em um copo de água quente. Não exagere na quantidade de mel.  

2. Corte alimentos com calorias vazias

Risque da lista alimentos calóricos sem benefícios para o corpo, como processados, refrigerantes, fritura e fast food.

3. Escolha carboidratos não-refinados

Carboidratos refinados, como farinha branca, contêm poucos nutrientes e são rapidamente absorvidos pelo corpo, causando picos de açúcar no sangue. Prefira pães e massas integrais. Essa mudança de farinha branca para marrom é um grande passo para equilibrar os níveis de insulina.

4. Um dia por semana sem carboidrato

Eleja um dia da semana para ficar longe de carboidratos (pães, massas, farinha, batata, arroz, cereais). Assim, reduz os níveis de insulina, o que significa que se torna menos propenso a armazenar gordura.

5. Elimine batata

Um caminho rápido para a perda de peso é uma proibição total de batatas, que elevam as taxas de insulina.

6. Aposte em proteína em cada refeição

Garantir que você tenha pelo menos um pouco de proteína em cada refeição irá mantê-lo satisfeito durante mais tempo e impedir perigosos picos de açúcar no sangue. Opte por proteína magra para manter a ingestão baixa de calorias, como peixe, frango (sem pele), carne de porco (com gordura aparada), de peixe (não à milanesa), carne (bife fino sem gordura).  Não se esqueça de fontes vegetais de proteína: manteiga de amendoim, lentilha, feijão e leguminosas.

7. Coma salada

Os vegetais são ricos em fibras, bem como vitaminas, por isso é indicado consumir de seis a nove porções por dia.

8. Dois pedaços de fruta por dia

Frutas são recheadas de antioxidantes, mas podem conter elevados nível de açúcar. Prefira bagas: morango, mirtilo, amora...

9. Prefira laticínios integrais

Produtos lácteos sem gordura significam adição de agentes gelificantes, agentes de volume, adoçantes ou açúcares para tornar o resultado palatável. Estudos têm demonstrado que o iogurte integral é muito mais gratificante do que com teor reduzido de gordura, mantendo a pessoa satisfeita por mais tempo. Os produtos lácteos são uma fonte muito importante de cálcio, mas somam calorias. Portanto, moderação.

<a data-cke-saved-href="http://saude.terra.com.br/infograficos/tipos-de-dieta/" href="http://saude.terra.com.br/infograficos/tipos-de-dieta/">Tipos de Dieta: Prós e contras das dietas</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade