PUBLICIDADE

Bebidas sem álcool são opções para contribuírem com a saúde

O Dr. Gregor Osipoff, psicanalista ressalta os motivos que levam ao consumo de maneira exagerada

18 jun 2021 17h47
ver comentários
Publicidade
Os drinks sem álcool possuem menos calorias, pois não há a retenção de líquido nem inchaço
Os drinks sem álcool possuem menos calorias, pois não há a retenção de líquido nem inchaço
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

O que não faltam são motivos para evitar bebidas alcóolicas, uma vez que se consumidas em excesso podem interferir na saúde física e mental das pessoas. Mas, de fato o que muitos talvez não saibam são às opções que existem para substituir esse vício.

As bebidas sem álcool apesar de não diminuírem a vontade de beber podem dar um alívio momentâneo. Segundo o Dr. Gregor Osipoff, psicanalista, a necessidade da ingestão de produtos com álcool estão basicamente relacionados a questões emocionais e físicas. O motivo pelo qual a pessoa escolhe tomar uma cerveja ou vinho por exemplo pode estar relacionado apenas a ter um momento de lazer e sensação confortável por algumas horas.

Esses drinks imitam às bebidas originais. De acordo com o psicanalista muitos jovens apostam nesse novo estilo de bebida como uma solução, mas esquecem que ainda assim podem criar um hábito para o consumo. Além disso, em alguns casos é possível reconhece no sabor a semelhança de bebidas com álcool, isto é, no futuro também podem atrapalhar aqueles que gostariam de deixar o álcool de lado.

"O consumo de qualquer substância que o indivíduo não consiga se controlar é considerado vício. Lugares e pessoas também estão relacionados a bebidas alcóolicas, pois muitas vezes elas preenchem uma lacuna. Seja a timidez, solidão, estresse, tristeza ou até mesmo comemorações que estão muito ligadas ao ato de beber", destaca o Dr. Gregor Osipoff.

Além disso, os drinks sem álcool estão se tornando cada vez mais tendência pelo fato de não comprometerem a saúde e possuírem menos calorias, pois não há a retenção de líquido nem inchaço.

Existem também outras opções diversificadas para saciar a vontade pelo álcool e nutrir o organismo com ingredientes benéficos, como frutas, ervas e especiarias. Confira as receitas de bebidas preparadas de modo saudável no Sport Life: https://sportlife.com.br/drinks-que-ajudam-a-prevenir-doencas/

Consultoria: Dr. Gregor Osipoff,  psicanalista, pós graduado em neurociência. 

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade