PUBLICIDADE

Musculação com aeróbico beneficia saúde cardíaca, diz estudo

Basta adaptar essa combinação para sentir os efeitos no seu dia a dia

22 mai 2024 - 10h57
(atualizado às 21h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Resumidamente, os exercícios aeróbicos acontecem por um longo período e fazem com que o organismo consuma uma boa quantidade de oxigênio. Melhor ainda quando há validação da ciência, ou seja, o estudo da AHA (American Heart Association). Cuja tese acusa que musculação com aeróbico beneficia saúde cardíaca.

Musculação com aeróbico
Musculação com aeróbico
Foto: Shutterstock / Sport Life

Musculação com aeróbico: os detalhes desse match

O trabalho dessa instituição estadunidense contou com adultos que realizam trabalhos aeróbicos ou de musculação de maneira isolada. E logo detectou que esse público lida de 18% a 29% 29% com menos chances de desenvolverem problemas cardíacos do que a população adulta sedentária.

Outro ponto é que além de concluir que a "união" de exercícios resistidos e trabalhos aeróbicos é o caminho efetivo para boa saúde do coração, esse experimento desmistificou algo importante ao apontar que ambos são igualmente seguros para pacientes com ou sem comorbidade.

A professora da Universidade de Michigan Abbi Lane disse que a lista de pacientes para os quais esses exercícios não tem recomendação é semelhante. Composta por sujeitos com hipertensão descontrolada, dissecção aórtica, arritmia e síndrome de Marfan.

"Pessoas com diabetes, pressão alta controlada, marcapassos, desfibriladores, acidente vascular cerebral anterior, problemas musculoesqueléticos e gestantes devem consultar o médico antes de iniciarem um programa", disse.

O comentário do especialista

"Um exemplo das referências que já usamos são as recomendações do ACSM (The American College of Sports Medicine), que ao apontarem os benefícios obtidos pelo treinamento combinado para indivíduos com hipertensão arterial, sugerem uma frequência de duas a três dias por semana para os exercícios e musculação e de cinco a sete dias para os aeróbicos", concluiu o personal trainer da Smart Fit Bruno Silva.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade