PUBLICIDADE

Jamie Oliver cria polêmica ao dizer que pobres se alimentam pior

27 ago 2013 - 14h40
Compartilhar

O cozinheiro britânico Jamie Oliver, estrela da televisão no Reino Unido, criou polêmica nesta terça-feira ao afirmar que as famílias com menos recursos econômicos se alimentam pior.

Em declarações para a revista britânica "Radio Times", o chef disse que "sete em dez famílias das mais pobres neste país escolhem o modo mais caro de se hidratar e de se alimentar: as comidas prontas, os alimentos industrializados".

"Não quero ser moralista, mas passei muito tempo em comunidades pobres", acrescentou o cozinheiro, que vem divulgado seu novo programa no canal britânico "Channel 4", "Jamie's Money Saving Meals" (Receitas de Jamie para economizar, em tradução livre).

Oliver contou que quando observa as pessoas gastando dinheiro em pratos pré-cozidos tem vontade de apresentar a elas um "gari siciliano que com 25 mexilhões, 10 tomates cereja e um pacote de espaguete de 60 centavos de libra prepara um prato de massa alucinante".

As declarações de Oliver provocaram críticas de organizações como o Grupo de Ação contra a Pobreza Infantil (CPAG), para quem a baixa renda pode representar uma "barreira para uma alimentação saudável".

Imran Hussain, porta-voz da organização, afirmou que "de acordo com as estatísticas, pais de crianças pobres têm menos possibilidades de comprar frutas frescas para os filhos".

"E quando a renda de uma família cresce, ela começa a investir mais em alimentos saudáveis", justificou.

O responsável pelas campanhas da "Save the Children", Helen Berresford, apontou por sua parte que "nestes tempos economicamente difíceis muitos de nós estão procurando maneiras de economizar dinheiro e conseguir mais por menos".

"É importante que não percamos de vista a dura realidade de muitas famílias de baixa renda que estão fazendo o melhor que podem ao mesmo tempo que lutam com os altos custos dos alimentos, o aumento das contas e os gastos com o cuidado das crianças", ponderou Berresford.

EFE   
Compartilhar
Publicidade