PUBLICIDADE

Estudo diz que bicicleta ajuda no desenvolvimento infantil

Atividade favorece a confiança e contribui para uma vida mais saudável

11 mai 2023 - 15h31
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com um recente estudo da Universidade de São Paulo (USP), a bicicleta pode ser uma ferramenta valiosa no desenvolvimento infantil, auxiliando na formação de habilidades importantes para o crescimento saudável e equilibrado das crianças.

É importante que pais incentivem a atividade aos filhos
É importante que pais incentivem a atividade aos filhos
Foto: Jacob Lund | ShutterStock / Portal EdiCase

O estudo, realizado com crianças entre 6 e 12 anos, apontou que andar de bicicleta pode ajudar a desenvolver a confiança, a coordenação motora, o senso de equilíbrio, o senso de direção e promover uma vida ativa e saudável.

Benefícios para o desenvolvimento infantil

A professora de educação física da USP, Maria Lúcia, afirma: "Quando as crianças conseguem equilibrar e pedalar sozinhas, isso aumenta a sua autoestima e confiança. Além disso, quando aprendem a andar de bicicleta em grupo, elas também desenvolvem habilidades sociais e de trabalho em equipe".

A bicicleta é uma atividade acessível e divertida
A bicicleta é uma atividade acessível e divertida
Foto: Pavel Kobysh | ShutterStock / Portal EdiCase

Crescimento mais saudável

O estudo também destaca que a bicicleta é uma excelente maneira de melhorar o senso de equilíbrio, já que as crianças aprendem a equilibrar o corpo e a máquina enquanto pedalam. Além disso, ao andar de bicicleta, elas aprendem a avaliar a distância, a velocidade e a direção, habilidades importantes para muitas outras atividades, incluindo a condução de um veículo.

Por fim, fazer uso de uma bike é uma atividade física acessível e divertida que ajuda a manter as crianças ativas e saudáveis. Além de ser uma atividade cardiovascular, pedalar também fortalece músculos e ossos, o que é fundamental para o crescimento saudável.

Aproveitando a brincadeira

E qual é a sugestão da professora? Maria Lúcia diz que "é importante que pais e educadores incluam a bicicleta como uma atividade regular na rotina das crianças e garantam que elas tenham acesso a bicicletas seguras e apropriadas para sua idade e tamanho. Dessa forma, eles poderão aproveitar todos os benefícios da bicicleta e se desenvolver de maneira equilibrada e saudável", conclui.

Por Revista Bicicleta

Portal EdiCase
Compartilhar
Publicidade
Publicidade