PUBLICIDADE

Estudo aponta interferência da sarcopenia na longevidade

Tese que reforça o quão é importante o trabalho em longo prazo

24 jun 2024 - 17h18
(atualizado em 1/7/2024 às 14h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Não precisa ser feito com exagera, ou seja, o ganho de massa muscular pode ocorrer a partir de uma rotina de exercícios físicos regulares, com alimentação rica em proteínas, carboidratos antes dos treinos e alterações de treinamentos de maneira periodizada.

Interferência da sarcopenia na longevidade
Interferência da sarcopenia na longevidade
Foto: Shutterstock / Sport Life

O problema é quando esse assunto fica em segundo plano e se agrava a partir dos 60 anos. Sendo assim, o estudo disponível na revista científica Journal of Gerontology: Medical Sciences aponta interferência da sarcopenia na longevidade.

Os principais pontos da interferência da sarcopenia na longevidade

A turma de pesquisadores analisou dados de uma ampla amostra de indivíduos. E descobriu uma relação entre a massa muscular aos 60 anos de idade e a expectativa de vida.

Na sequência, essa equipe especulou que a saúde muscular pode desempenhar um papel crucial na capacidade do corpo de lidar com o stress e a inflamação. Além de influenciar o metabolismo e a regulação hormonal.

Por fim, os especialistas reforçaram as estratégias, como os treinos de resistência, dieta rica em proteínas e o acompanhamento médico adequado para ajudar a preservar e aumentar a massa muscular. O que reduz o risco de sarcopenia e, potencialmente, prolonga a vida.

A palavra da especialista

"No entanto, esse estudo vai além, sugerindo que a sarcopenia pode ter um impacto significativo na longevidade. Indivíduos com menor massa muscular na faixa etária pesquisada apresentaram uma maior probabilidade de ter uma vida mais curta. Mesmo após controlar outros fatores de risco, como estilo de vida, histórico médico e condições de saúde pré-existentes", disse a endocrinologista Dra. Gisele Lorenzoni.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade