PUBLICIDADE

Endometriose causa infertilidade? Saiba mais sobre a doença

No Março Amarelo, entenda por qual motivo a endometriose pode dificultar a gravidez

4 mar 2024 - 19h22
Compartilhar
Exibir comentários

Neste mês, acontece a campanha do Março Amarelo, voltada para a conscientização a respeito da endometriose. "A condição é inflamatória e ocorre quando as células do endométrio, o tecido que reveste a parede interna do útero, em vez de serem eliminadas durante a menstruação, movimentam-se no sentido oposto, caindo no interior do abdômen e se implantam nos órgãos e tecidos internos", explica o Dr. Fernando Prado, especialista em Reprodução Humana, membro da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva e diretor clínico da Neo Vita.

Endometriose causa infertilidade? Ginecologista responde |
Endometriose causa infertilidade? Ginecologista responde |
Foto: freepik/Freepik / Boa Forma

Endometriose causa infertilidade?

Segundo o especialista, a endometriose é a principal causa de infertilidade feminina. "Ela se relaciona com a fertilidade, porque essas células se espalham pelo aparelho reprodutivo, dificultando desde a fertilização do óvulo até a implantação do embrião", diz.

Dados do Ministério da Saúde apontam que quase 10, 4 milhões de mulheres sofrem com o problema.

Entretanto, esse número pode ser muito maior, uma vez que, até hoje, os sintomas da doença são negligenciados, gerando um cenário de subdiagnóstico. "Estima-se que, dessas, de 3 a 5 milhões tenham infertilidade", fala o especialista.

Em muitos casos, as mulheres podem esperar entre 4 e 11 anos antes de descobrirem a endometriose. Essa demora no diagnóstico diminui as chances de sucesso dos tratamentos de fertilidade, que geralmente é feito com a fertilização in vitro.

"E mesmo aquelas que fazem tratamento de fertilidade, quando a endometriose não foi diagnosticada até o início do tratamento, isso pode resultar em mais ciclos de tentativas e mais dificuldade para ter um bebê", acrescenta.

Quais os sintomas da endometriose?

O sintoma mais comum da endometriose é a dor pélvica intensa, que, muitas vezes, é confundida com cólicas menstruais. Além disso, a doença pode provocar dor durante a relação sexual, dificuldade para urinar ou evacuar, fluxo menstrual irregular ou intenso, massa abdominal palpável e cansaço.

Quais as causas da endometriose?

A endometriose não possui uma causa definida, porém está ligada a fatores genéticos e imunológicos.

Como tratar a endometriose?

O tratamento da endometriose é determinado de acordo com a gravidade, a intensidade da dor e a questão da infertilidade. Pode ser indicado o uso de hormônio ou a cirurgia.

"A cirurgia de endometriose deve ser realizada quando a mulher apresenta sintomas graves, que interfiram na sua qualidade de vida e quando o tratamento medicamentoso não surte efeito. Em casos de alterações no endométrio, ou no sistema reprodutivo, também recomendamos a cirurgia", destaca o Dr. Fernando.

"Para pacientes que desejam engravidar e sofrem com a doença, o melhor é consultar um médico especialista em reprodução humana, que poderá indicar o melhor tratamento para cada caso de acordo com fatores como idade, histórico de saúde e qualidade dos óvulos", fala.

Para lidar com a doença, hábitos de vida saudáveis também são necessários, por exemplo, praticar atividade física, gerenciar o estresse, dormir bem e ter uma dieta anti-inflamatória.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade