PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Conheça os alimentos ricos em triptofano para melhorar o humor

O aminoácido é essencial para a formação e manutenção dos músculos e para a produção de serotonina e melatonina. Confira seus benefícios

13 mai 2024 - 12h12
Compartilhar
Exibir comentários

Alguns alimentos têm a capacidade de regular o sono, o humor, a memória e o apetite, prevenindo a depressão, ansiedade e insônia e promovendo, assim, o bem-estar físico e mental. O motivo: eles contêm triptofano.

Conheça os benefícios do triptofano
Conheça os benefícios do triptofano
Foto: Freepik/Divulgação / Boa Forma

Lívia Lima, nutricionista da Hortifruti Natural da Terra, trata-se de um aminoácido essencial para a formação e manutenção dos músculos e para a produção de serotonina e melatonina, compostos que atuam no sistema nervoso, ajudando a regular o humor, o sono, a memória e o apetite. "Eles são excelentes no tratamento e prevenção de depressão, ansiedade, insônia e no processo de emagrecimento", aponta.

Segundo ela, triptofano  está presente em alimentos como banana, ovos, peixes, chocolate amargo, aveia, oleaginosas e vegetais verdes-escuros.

Ação do triptofano no organismo

A nutricionista explica que quando consumimos alimentos que contêm o aminoácido triptofano, ele é transformado no neurotransmissor serotonina. A maioria dos receptores de serotonina está no trato gastrointestinal. E é no intestino que fica o maior conjunto de neurônios fora do cérebro. "Os neurotransmissores são mensageiros químicos do cérebro. Passam informações de um neurônio para outro. Assim, mandamos uma mensagem para o cérebro que promove a sensação de bem-estar", diz.

Segundo Lívia, o consumo desses alimentos é muito importante, mas a saúde física e mental é resultado de um conjunto de boas práticas. "Além de uma alimentação saudável, o bem-estar físico e mental depende também da prática regular de exercícios físicos, uma boa noite de sono, hidratação adequada, entre outros elementos como controle dos níveis de estresse no dia-a-dia e a prática de uma atividade prazerosa", ressalta ela.

A nutricionista indica uma receita rica em triptofano e muito saborosa:

Creme de cacau e banana

Ingredientes

  • 1 banana madura congelada
  • 1 banana cortada em rodelas
  • ½ xícara de iogurte grego natural zero gordura
  • 1 colher de sopa de cacau em pó sem açúcar
  • 1 colher de café de mel
  • ½ colher de sopa de raspas de chocolate meio-amargo
  • 1 colher de sopa de amêndoas laminadas
  • ½ colher de café de chia

Modo de preparo

Bata no liquidificador, a banana congelada, o iogurte, o cacau e o mel. Transfira para uma tigela e espalhe por cima a banana em rodelas, as raspas de chocolate, as amêndoas e a chia. Sirva imediatamente.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade