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Como treinar sozinho: 5 mitos que atrapalham a evolução

Aprenda a manter o estilo de vida fitness por contra própria, com segurança e eficiência

4 jul 2022 - 08h24
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Como treinar sozinho
Como treinar sozinho
Foto: Shutterstock / Sport Life

Saber como treinar sozinho é fundamental para aquelas pessoas que querem manter um estilo de vida saudável, com a prática regular de atividades físicas, mas não possuem condições, por exemplo, de ter aulas com um personal trainer. O grande problema é que, nesses casos, as dúvidas sobre treino costumam se renovar a cada dia.

Dessa maneira, para esclarecer os principais mitos sobre essa prática esportiva, o professor de educação física, Altino Andrade, elencou os tabus mais comuns de quem treina sozinho. Confira:

Dicas para um bom treino

1 - Em menos que 30 minutos, o organismo nem começa a queimar calorias.

É mentira, mas em partes. Depois de um tempo assíduo da prática de atividade física, o corpo já não precisa mais de tanto tempo para começar a queimar gorduras. Mas, no início, o metabolismo é acelerado na presença de alguns hormônios que só atingem a concentração ideal depois de 30 minutos de exercício.

2- O horário do treino interfere?

Não, isso é mito por completo. Contudo, o relógio biológico de cada um pode interferir nos resultados sim. Pois é preciso entender o biotipo de cada um e encaixar o treino na rotina.

3- Pouco peso e muita repetição ajuda a emagrecer e o contrário faz ganhar peso

Outra mentira. A musculação acelera o metabolismo independente da carga utilizada e da quantidade de repetições.

4- Ingerir carboidrato antes do treino e a proteína depois

Não está errado, mas não é uma regra. De modo geral, na musculação o organismo precisa de energia, nestes casos é importante a ingestão de carboidratos de baixo índice glicêmico antes de ir para academia. Ou mesmo antes de alguma outra atividade de alta intensidade na rua, como correr ou pedalar.

5- Não treino, pois basta cortar carboidratos para emagrecer

Totalmente falso. Não deixe de fora nenhum macronutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras são necessários, basta equilibrá-los.

Sport Life
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