PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Como recuperar a massa muscular perdida na terceira idade

É importante que os que buscam recuperar a massa muscular perdida com o passar dos anos tenham um programa de treinamento

3 set 2023 - 06h20
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

A passagem do tempo traz desafios para a saúde e a vitalidade do corpo. A perda involuntária de massa muscular torna-se uma preocupação crescente à medida que as pessoas envelhecem. O processo de envelhecimento ocorre fisiologicamente e começa entre os 25 e 30 anos, com destaque quando se aproxima da terceira idade.

Um dos principais fatores da redução de massa muscular está relacionado à questão hormonal. Segundo Ricardo Cunha, fisiologista e professor dos cursos de Medicina, Educação Física e Enfermagem da Universidade Positivo, à medida que as pessoas envelhecem ocorre uma condição conhecida como sarcopenia, que é a perda progressiva e involuntária de massa muscular. "Isso geralmente começa a partir dos 25 anos e tende a se agravar com o tempo,” explica.

É diferente entre homens e mulheres

Existe também uma diferença entre homens e mulheres em relação à perda de massa muscular com o passar dos anos. De acordo com o fisiologista, o principal fator está relacionado ao hormônio masculino. 

“Homens conseguem ter um processo de proteção devido a testosterona, que é naturalmente produzido em maior quantidade. As mulheres também produzem testosterona, mas em quantidades menores, e esse hormônio é muito importante para manter a massa muscular”, esclarece. 

Segundo o especialista, outra questão que dificulta a manutenção de massa muscular pelas mulheres é a redução dos hormônios femininos, progesterona e estrógeno com a chegada da menopausa.

No entanto, por meio de abordagens eficazes e orientação especializada, Cunha afirma que é possível combater esse processo e recuperar a força e a vitalidade muscular. 

"Boas notícias estão surgindo para aqueles que desejam enfrentar esse desafio e recuperar a vitalidade muscular perdida ao longo do tempo. A musculação, com seus treinos focados em resistência e força, vem se destacando como uma poderosa aliada na recuperação da massa muscular", revela. 

Programa de treinamentos

Segundo ele, com um programa de treinamento bem estruturado, é possível alcançar resultados significativos, como:

  • • Estímulos para o crescimento muscular

"A resistência aplicada durante o treinamento de musculação desencadeia o crescimento e o reparo muscular, ajudando a combater a sarcopenia e contribuindo para um físico mais forte", diz o especialista.

  • • Manutenção da massa magra

"Ao praticar a musculação regularmente, é possível manter a massa muscular conquistada e evitar a perda adicional ao longo dos anos."

  • • Melhora da densidade óssea

"Além de estimular o crescimento muscular, a musculação também tem efeitos positivos na saúde dos ossos, reduzindo o risco de osteoporose", afirma Ricardo.

É importante que os praticantes de musculação, especialmente aqueles que buscam recuperar a massa muscular perdida com o passar dos anos, tenham um programa de treinamento. 

"Isso permitirá que você alcance resultados de forma mais eficaz e segura, levando em consideração suas metas e necessidades individuais”, finaliza o especialista.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade