PUBLICIDADE

Cistite pode revelar emoções inflamadas; entenda

Se queremos mesmo cuidar do problema, precisamos entender a raiz - que geralmente vem de uma insatisfação ou sentimento mal resolvido

23 nov 2021 13h42
| atualizado às 14h21
ver comentários
Publicidade
cistite
cistite
Foto: Unplash / Personare

Muitas mulheres sofrem de cistite, uma inflamação na uretra e na bexiga bastante comum em mulheres. Com a revelação da Anitta sobre passar pelo problema, muitas questões vieram à tona. Você sabia que muito além de causas físicas, a raiz desse problema pode ter origem nas emoções, em insatisfações ou sentimentos mal resolvidos?

Estudos científicos apontam que as emoções reprimidas guardadas no corpo causam tensões musculares, que impedem tanto o fluxo sanguíneo, quanto o energético. A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como "um estado de harmonia entre bem-estar físico, psíquico e social".

Por isso, é importante conhecer a raiz dos sintomas para poder prevenir e tratá-los. E não é só para a cistite que a dica é válida. Veja aqui oito problemas íntimos femininos que têm origem nas emoções.

A seguir, saiba mais sobre a cistite e o que pode estar por de trás da infecção.

Cistite pode revelar emoções inflamadas

A cistite, também conhecida como infecção urinária, ocorre quando tentamos conter as emoções. Roberta Struzani, terapeuta especializada em sexualidade e saúde ginecológica do Personare, explica:

  • Fisicamente, a bexiga é o órgão responsável por reter e filtrar a água do corpo, eliminando o que não serve e dando de volta o que ainda pode ser usufruído.
  • Metaforicamente, isso tem a ver com sua capacidade de filtrar as emoções e eliminar (ou não) as emoções.
  • Afinal, a água simboliza as emoções. Quando seguramos as lágrimas, também seguramos as mágoas, impedindo que essas águas/emoções fluam pelo seu corpo.

Como prevenir a cistite

A terapeuta também indica algumas atitudes simples, mas que ajudam muito a prevenir a cistite, veja:

  • Chore, chore sempre: deixe sair as emoções reprimidas, as mágoas e os sentimentos negativos.
  • Não segure a urina: coloque-se em primeiro lugar e não permita que as responsabilidades cotidianas ou os outros sejam sua prioridade.
  • Sente-se no vaso e relaxe: principalmente se estiver sofrendo de cistite, preste atenção no seu corpo e permita que saia tudo, mesmo com dor.
  • Force para sair toda a urina: é esse resto de urina que normalmente leva à cistite, uma tensão muscular causada pelo ato de segurar aquilo que precisamos deixar ir.
  • Faça pompoarismo: caso você queira reforçar a prevenção contra cistite e outros problemas íntimos, conheça exercícios simples de pompoarismo.

Equipe Personare (conteudo@personare.com.br)

- Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.

Personare
Publicidade
Publicidade