PUBLICIDADE

Casa Clã 2024: Ballet Fly Flex é uma das aulas abertas ao público

Saiba como participar da aula gratuita na Casa Clã 2024

1 mar 2024 - 20h09
(atualizado em 4/3/2024 às 12h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Sábado (9), às 10h, na Casa Clã, maior evento feminino da Editora Abril, Letícia Marchetto, formada em educação física e dança, traz para as nossas inscritas uma aula inspirada no Ballet Fly, um método criado por ela.

Ballet Fly, com Letícia Marchetto |
Ballet Fly, com Letícia Marchetto |
Foto: Assessoria de Imprensa/Divulgação / Boa Forma

INSCREVA-SE PARA A CASA CLÃ

O que é o Ballet Fly?

Durante a prática, usa-se um tecido acrobático preso ao teto para fazer o movimento, além de música para dar ritmo. "Na dança, encontrei uma possibilidade de expressão que ultrapassa o treino individual e cria uma conexão com o outro", destaca Letícia.

"A maior parte das pessoas que nos procuram são aquelas que, geralmente, chegam falando que não gostam de atividade física ou que já tentaram várias opções e nunca se identificaram. E aí a gente muda isso, colocando-as em uma modalidade muito lúdica, onde criamos formas com o corpo, muitas vezes, poéticas. Então, tem todo um lado artístico envolvido, e as técnicas que usamos são circenses e também da ginástica artística", explica.

Letícia garante que, usando os tecidos, é possível se conectar consigo mesmo, explorando novas sensações e ampliando a sua consciência corporal.

"O aprendizado do movimento é rico e infinito. Ao estudá-lo, existe um momento em que uma pessoa descobre algo sobre ela mesma. Todas as vezes em que estou ensinando, presencio uma pessoa vivendo esse momento de descoberta. Hoje há uma tendência de busca por atividades que estimulem o empoderamento pessoal. Acredito que é exatamente isso que a dança faz: empodera. Quando você estuda o movimento dançado, aprende a dominar algo que é exclusivamente seu, o seu corpo", afirma.

Para toda aula, a professora elege uma figura principal que é considerada o objetivo do dia. "Essa figura tem a versão iniciante, intermediária e avançada. Ou seja, todas as alunas vão conseguir fazê-la, independente do nível. Antes de irmos para o tecido, a gente faz um aquecimento focado exatamente nas técnicas, nos movimentos e nos ângulos em que o corpo vai ser colocado no ar", conta.

"Eu divido uma figura em várias etapas e as minhas alunas vão repetindo passo a passo, o que torna a execução mais fácil, uma vez que elas não precisam ficar memorizando uma quantidade enorme de movimentos de uma vez. Todo mundo vai aprendendo cada pedacinho e, se tiver qualquer dúvida, eu paro e reviso". 

INSCREVA-SE PARA A CASA CLÃ

Ballet Fly, com Letícia Marchetto |
Ballet Fly, com Letícia Marchetto |
Foto: Assessoria de Imprensa/Divulgação / Boa Forma

Como vai ser a aula de Ballet Fly na Casa Clã 2024?

Hoje, o Ballet Fly conta com duas aulas: uma se chama Ballet Fly Acro, que é aquela feita no tecido com foco nas acrobacias aéreas, e o Ballet Fly Flex, que visa treinar a flexibilidade.

"E é o Ballet Fly Flex que eu estou levando para a Casa Clã 2024. A gente vai realizar um treino que envolve força em grandes amplitudes de movimento, e é dessa força que para construir formas desenhadas e definidas com o corpo"

"Eu vou levar alguns acessórios, como faixas elásticas e bloquinhos de yoga, e vamos fazer movimentos que são de alongamento e flexibilidade. Mas, não esperem uma aula levinha não. Vão ser exercícios com técnicas que partem da ginástica e da contorção e vamos fazer movimentos e figuras bem bonitas no chão. A aula vai finalizar com uma pose linda que serve tanto para quem é iniciante quanto avançado", adianta a professora.

Ao final, Letícia deseja que as participantes se sintam mais confiantes em seus próprios corpos.

Benefícios para a saúde mental e física

Para a saúde física, a professora destaca que o Ballet Fly pode ajudar a tonificar o corpo, ganhar massa magra, acelerar o metabolismo, queimar calorias e a ter mais flexibilidade.

"Ele trabalha a musculatura do abdômen, especialmente oblíquos e transversos, dando aquela sensação de cintura mais fina, e ainda favorece a saúde da coluna", lista.

O método também pode ser benéfico de diferentes maneiras para a mente. O fato de ter que registrar e memorizar sequências de movimentos estimula a neuroplasticidade, contribuindo até mesmo para a longevidade e o envelhecimento saudável, segundo a professora.

"Por ser uma atividade física que estimula a regulação dos hormônios, pode melhorar o sono e reduzir o estresse e a ansiedade. Além disso, quando você está no tecido, você não pensa em outras coisas e acaba esquecendo um pouco as tensões do dia a dia, por exemplo. Ou seja, não deixa de ser um trabalho de mindfulness também, já que você fica completamente concentrada no presente".

A partir do momento em que você se vê capaz de realizar uma posição no tecido e de sustentar o seu corpo no ar só com a sua própria força, a sensação de liberdade e de controle ainda pode beneficiar a sua autoestima.

"Livre de padrões estéticos, você vê seu corpo em posições que são poéticas e começa a se enxergar de um jeito mais bonito também. A gente reconhece a nossa beleza, e essa é uma beleza de essência, de quem nós somos, de como o nosso corpo é lindo e consegue fazer coisas especiais", pondera.

Ballet Fly, com Letícia Marchetto |
Ballet Fly, com Letícia Marchetto |
Foto: Assessoria de Imprensa/Divulgação / Boa Forma

INSCREVA-SE PARA A CASA CLÃ

INSCREVA-SE PARA A CASA CLÃ

Como participar da Casa Clã 2024?

A participação na Casa Clã, iniciativa de CLAUDIA e Boa Forma, é gratuita e os ingressos podem ser obtidos no site Sympla. O encontro acontece entre os dias 8 e 10 de março, no  Casarão Higienópolis, localizado na Avenida Higienópolis, 758, no bairro da Consolação, em São Paulo.

INSCREVA-SE PARA A CASA CLÃ

Casa Clã 2024 é um evento curadoria de @claudiaonline e @boaforma, que tem o oferecimento de @astrazenecabr @merzaesthetics_br @rededor_oficial_star @apsenfarmaceutica @aguasprata @labasqueoficial @donadodoce @ecoflamegarden @studio_w

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade