PUBLICIDADE

Fique em forma em apenas 16 minutos por dia no método Tabata

Saiba os benefícios e os movimentos do método Tabata, que ajuda a manter a forma e saúde de uma forma bem rápida e prática

12 abr 2021
0comentários
Publicidade
Tabata, o método que te deixa em forma em apenas 16 minutos
Tabata, o método que te deixa em forma em apenas 16 minutos
Foto: Shutterstock / Sport Life

Com a quarentena, aumenta a busca por opções para manter o condicionamento e a forma física. Por causa do fechamento de parques e academias, a necessidade de fazer as atividades em casa é ainda é maior. Por isso, o método Tabata aparece como excelente opção, ao unir praticidade e um alto gasto de calorias. Com apenas 16 minutos por dia, você pode se livrar de mais de 300 calorias.

O Tabata usa o conceito do HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade) - sequências que intercalam movimentos de alta intensidade com movimentos de baixa ou média intensidade. Exercícios intensos intercalados com repouso por um total de quatro minutos, inclui ainda mais um tempo de aquecimento inicial e repouso final para ser completo, totalizando 16 minutos de treinamento. Normalmente, uma trilha sonora vigorosa ajuda a criar o clima. "Basicamente, o método Tabata é um protocolo de treino aeróbico intervalado de alta intensidade e curta duração, visando acelerar o metabolismo promovendo maior gasto calórico durante e após o treino", explica a educadora física Vanessa Furstenberger.

No entanto, o método Tabata é diferente dos outros treinos de alta intensidade (HIIT). Pois nele o tempo de descanso é menor. O foco deste protocolo é melhorar as condições cardiorrespiratórias e a força muscular. Como isso leva ao aumento do consumo de oxigênio, também teremos maior consumo calórico, mas isso irá variar de pessoa para pessoa.

A profissional ainda destaca que é muito importante manter o hábito de fazer atividades nesse momento, não só para o corpo, mas também para a saúde mental. "Pois se engana quem pensa que é preciso ter equipamentos em casa. O método Tabata por exemplo, melhora o condicionamento cardiorrespiratório, além de atuar na elevação da força e resistência usando o próprio corpo", aponta.

O método Tabata

- 10 minutos de aquecimento;

- 8 piques de 20 segundos de execução de exercícios em alta intensidade intercalados com 8 momentos de 10 segundos de relaxamento. Ou seja, a soma do tempo de treino do protocolo (com exercícios e descanso é de apenas 4 minutos);

- 2 minutos de repouso;

- Ao todo, são 16 minutos de treinamento completo, incluindo aquecimento e repouso final e até 300 calorias queimadas.

Principais movimentos: Polichinelo, flexões, agachamento, lunge, mountain climbers, abdominais, skipping e burpee.

Sport Life
Publicidade
Publicidade