PUBLICIDADE

Após cirurgia de 10 horas, tumor gigante é retirado do cérebro de mulher no Ceará

Segundo equipe que realizou o procedimento cirúrgico, tumor tinha o tamanho de uma laranja e estava na parte frontal do cérebro da paciente

1 abr 2023 - 10h49
(atualizado às 10h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Equipe levou 10 horas para fazer a remoção do tumor do cérebro da paciente
Equipe levou 10 horas para fazer a remoção do tumor do cérebro da paciente
Foto: Divulgação/Sesa

Após uma cirurgia com 10 horas de duração, um tumor considerado gigante foi removido do cérebro de uma paciente em Quixeramobim, no interior do Ceará. O procedimento foi realizado por uma equipe de profissionais de saúde do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), que classificou o tumor, de nove centímetros, como o maior tumor cerebral já registrado na unidade.

O inchaço estava na parte frontal do cérebro da paciente, numa região responsável pela elaboração do comportamento e das emoções. Mesmo assim, era um tumor benigno, mas que foi retirado devido ao seu tamanho, que estava comprimindo o cérebro.

Embora nove centímetros possa parecer pequeno, "é o tamanho de uma lesão expansiva em uma pessoa viva, sinalizando uma situação de alta complexidade", disse o hospital.

Todo o procedimento de remoção levou cerca de 10 horas e contou com a participação de uma equipe multidisciplinar composta por oito profissionais de saúde, incluindo neurocirurgiões, anestesistas, instrumentadores e técnicos em enfermagem.

Após a cirurgia, que aconteceu em março, a paciente ficou internada no hospital por mais uma semana em observação. Ela recebeu alta depois de ter seu quadro considerável estável, mas segue sendo acompanhada pela equipe neurocirúrgica no pós-operatório.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade