PUBLICIDADE

Alimentos para aumentar a libido na menopausa: confira dicas

Durante a menopausa, ocorre a diminuição dos hormônios estrogênio, testosterona e progesterona, o que pode afetar o desejo sexual

15 mai 2024 - 14h12
(atualizado às 16h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Caracterizada pelo fim do período reprodutivo feminino, a menopausa é uma fase na qual ocorrem uma série de alterações hormonais no organismo, desencadeando sintomas como ondas de calor, suores noturnos e ressecamento vaginal, que pode impactar diretamente na libido.

Nutricionista revela oito alimentos que podem contribuir para a libido durante a menopausa |
Nutricionista revela oito alimentos que podem contribuir para a libido durante a menopausa |
Foto: freepik/ / Boa Forma

A Vanessa Raio, nutricionista da Plenapausa, afirma que o que você come pode desempenhar um papel importante na melhora da vontade de transar durante esse período, contribuindo para a manutenção dos hormônios sexuais.

De acordo com ela, existem alguns alimentos que podem ajudar a esquentar o clima e a combater a queda da libido de forma natural. "Eles não apenas podem colaborar para libido na menopausa, mas também para uma melhor qualidade de vida sexual e geral nesse momento  da vida", completa. A seguir, conheça 8 exemplos!

Alimentos para melhorar a libido na menopausa

Chocolate amargo

O chocolate amargo contém substâncias como a feniletilamina, que favorece o aumento dos níveis de serotonina e dopamina no cérebro, garantindo uma sensação de bem-estar e a melhora da libido. Por isso, a nutricionista garante que consumi-lo moderadamente durante a menopausa pode ser benéfico para tanto para a saúde emocional quanto sexual.

Amêndoas

As amêndoas são ricas em ômega-3 e zinco, dois componentes que contribuem para a elevação dos níveis de hormônios sexuais e, consequentemente, trazem efeitos positivos ao desejo sexual.

Gengibre

O gengibre oferece propriedades estimulantes que aumentam o fluxo sanguíneo em todo corpo, incluindo, as partes íntimas. Com isso, ele pode promover uma melhora da excitação sexual, intensificando os momentos de intimidade.

Açafrão

O açafrão tem ação antioxidante no nosso organismo e é capaz de reduzir o estresse, fator que pode atrapalhar (e muito) a libido, e favorecer a circulação sanguínea.

Melancia

A melancia é uma fruta super refrescante que, além de contar com altos níveis de água e ajudar na hidratação do corpo, pode relaxar os vasos sanguíneos e atuar positivamente na circulação, uma vez que é fonte do aminoácido citrulina.

Ostras

As ostras possuem aminoácidos e uma alta concentração de zinco, mineral considerado essencial para a produção de testosterona, hormônio relacionado à libido.

Maca peruana

Segundo pesquisas, esse tubérculo nativo dos Andes do Peru e fonte de cálcio, magnésio, ferro, zinco, vitaminas e outros nutrientes importantes pode proporcionar diversos benefícios ao nosso corpo, entregando propriedades antioxidantes, aumento da libido e melhora da energia. A nutricionista indica que a maca peruana pode ser encontrada em pó, para ser adicionada em shakes e sucos, em cápsulas e em extratos.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade