Infecção urinária em cachorro: veterinária explica como a alimentação pode ajudar no tratamento
Infecção urinária em cachorro é comum e precisa de atenção. Veja sintomas, tratamento e o que dar ao pet para ajudar na recuperação.
Quando um cachorro começa a fazer xixi fora do lugar, em pequenas quantidades ou até com a presença de sangue, pode ser sinal de que ele está com infecção urinária. Relativamente comum, esse problema pode surgir em qualquer idade e causar muito desconforto no animal se não for tratado corretamente.
A boa notícia é que, além dos medicamentos prescritos pelo veterinário, a alimentação do pet pode ser uma grande aliada no tratamento e na recuperação desse quadro. Ajustes simples na dieta ajudam a melhorar a qualidade da urina, reduzem o risco de novas infecções e fortalecem a saúde do sistema urinário canino como um todo.
O Patas da Casa conversou com a médica veterinária Andresa Esteves para entender o que causa infecção urinária em cães, quais são os sintomas mais recorrentes, como é feito o tratamento e, principalmente, o que dar a um cachorro com infecção urinária. Assim, você saberá exatamente como garantir uma boa saúde (e nutrição) para seu companheiro de quatro patas. Confira!
O que causa infecção urinária em cachorro?
A infecção urinária em cachorro é mais frequente do que se imagina e pode afetar cães de todas as idades e portes. O problema ocorre quando bactérias invadem o trato urinário pela uretra e se alojam na bexiga, provocando inflamação, dor e outros sintomas desconfortáveis. De acordo com Andresa Esteves, as principais causas da infecção urinária em cães são:
- Higiene inadequada
- Presença prévia de cálculos urinários no animal
- Baixa imunidade
- Pouca ingestão de água
- Doenças crônicas, como…