Gato com artrite: como identificar os sintomas e quando buscar ajuda profissional
Descubra como identificar os sintomas de artrite em gatos, diferenças para artrose e quais tratamentos ajudam a melhorar a qualidade de vida do seu felino.
A artrite em gatos é uma condição articular que, apesar de muitas vezes passar despercebida, pode comprometer bastante a qualidade de vida dos felinos. Diferente do que muitos imaginam, esses animais não costumam demonstrar dor de forma clara e isso faz com que um gato com artrite enfrente limitações silenciosas no dia a dia, desde dificuldades para pular até mudanças sutis de comportamento.
Assim como acontece nos humanos, a artrite felina é causada por diversos fatores, desde envelhecimento natural até predisposição genética. Por isso, essa doença pode aparecer em qualquer fase do ciclo de vida do gato, embora seja muito mais comum em gatos idosos. Desta forma, para garantir um diagnóstico precoce e tratamento adequado, é muito importante saber reconhecer os sintomas de artrite nos gatos. A seguir, o Patas da Casa esclarece tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
O que é e o que causa artrite em gatos?
A artrite felina é uma inflamação nas articulações do gato, que leva à dor, rigidez e diminuição da mobilidade. Esse processo pode afetar uma ou várias articulações, interferindo diretamente na rotina do animal.
Na prática, a artrite pode ser desencadeada por diferentes fatores, sendo que o envelhecimento é o mais comum - já que o desgaste das articulações ocorre com o passar do tempo. Traumas antigos, como fraturas, quedas ou acidentes, também podem deixar…