Cachorro com dor de ouvido frequente: o que fazer quando o tratamento comum não funciona?
Otite canina é a principal causa de dor de ouvido em cães. Veja os sintomas, os fatores que favorecem o quadro e como evitar infecções repetidas.
A dor de ouvido em cães é um problema relativamente comum, que pode afetar desde filhotes até animais adultos, muitas vezes provocado pela otite canina. Embora seja tratável, esse quadro pode se tornar frequente se não for devidamente controlado ou então quando a causa por trás da inflamação não é bem diagnosticada.
Por isso, é muito importante saber reconhecer um cachorro com dor de ouvido e buscar ajuda especializada o quanto antes. Para esclarecer melhor esse assunto e ajudar os tutores a cuidarem de seus pets, conversamos com a médica veterinária Aglaia Trindade que explica exatamente como cuidar de um cão com dor de ouvido frequente. Confira!
Por que alguns cachorros têm dor de ouvido com frequência?
A otite canina é a principal causa da dor de ouvido em cães e ela pode ter diferentes origens. Em alguns animais, o problema se torna frequente devido a fatores específicos. Raças de cachorro com orelhas grandes e caídas, como Cocker Spaniel, Basset e Beagle, por exemplo, acumulam mais umidade e sujeira nessa região, favorecendo inflamações repetidas. A predisposição genética também exerce influência, já que certos cães produzem mais cerúmen ou têm pele mais sensível.
Além disso, alergias alimentares e…