Kipruto e Feysa vencem a Maratona de Chicago; mulheres fazem história
A Maratona de Chicago, disputada neste domingo (11), teve vitórias de Amos Kipruto, do Quênia, e Hawi Feysa, da Etiópia, em duas provas de alto nível técnico. Na elite feminina, as três primeiras colocadas terminaram abaixo de 2h15, um feito inédito na história da maratona. No masculino, Kipruto completou os 42,195 km em 2h01min09, estabelecendo […]
A Maratona de Chicago foi marcada por recordes e alto nível técnico. No masculino, o queniano Amos Kipruto conquistou o título com sua melhor marca da carreira (2h01min09). Entre as mulheres, a etíope Hawi Feysa venceu com 2h13min33 em um feito inédito na história da modalidade, com as três primeiras colocadas correndo abaixo de 2h15. Nas provas em cadeira de rodas, a suíça Catherine Debrunner bateu o recorde mundial, enquanto a brasileira Vanessa Cristina de Souza garantiu um expressivo quinto lugar.
A Maratona de Chicago, disputada neste domingo (11), teve vitórias de Amos Kipruto, do Quênia, e Hawi Feysa, da Etiópia, em duas provas de alto nível técnico. Na elite feminina, as três primeiras colocadas terminaram abaixo de 2h15, um feito inédito na história da maratona.
No masculino, Kipruto completou os 42,195 km em 2h01min09, estabelecendo seu recorde pessoal e conquistando pela primeira vez o título em Chicago. Terceiro colocado em 2024 e vice-campeão em 2025, o queniano completou sua progressão no pódio e garantiu sua segunda vitória em uma prova das World Marathon Majors, depois de vencer a Maratona de Londres em 2022.
A disputa começou em ritmo forte, com o ugandense Jacob Kiplimo, campeão em 2025, entre os principais candidatos à vitória. Um grupo de seis corredores passou a meia maratona em 1h00min21, mantendo ritmo compatível com a possibilidade de ameaçar o recorde do percurso.
Depois dos 25 km, Kiplimo aumentou o ritmo e conseguiu abrir o grupo, mas Kipruto foi o único a acompanhar o movimento. A partir dos 30 km, os dois passaram a disputar diretamente a liderança. O queniano conseguiu abrir vantagem na parte final e consolidou a vitória, enquanto o ugandense perdeu posições nos quilômetros decisivos.
O etíope Tadese Bikila terminou em segundo, com 2h02min56, recorde pessoal, seguido pelo compatriota Milkesa Mengesha, com 2h03min46. Kiplimo ficou em quarto, com 2h04min18, enquanto Boki Diriba completou os cinco primeiros, com 2h05min01.
Feysa vence duelo decidido nos quilômetros finais
Na prova feminina, Hawi Feysa confirmou o título de 2025 e venceu novamente em Chicago, desta vez com 2h13min33, recorde pessoal. A etíope enfrentou forte concorrência da queniana Sharon Lokedi, bicampeã da Maratona de Boston, em uma disputa que permaneceu aberta até perto da chegada.
As principais candidatas imprimiram ritmo forte desde o início. Feysa e Brigid Kosgei chegaram a se destacar na primeira metade, mas Lokedi voltou a se aproximar e integrou o grupo da frente. Depois dos 30 km, a disputa pela vitória ficou concentrada em Feysa e Lokedi, enquanto Kosgei tentava reduzir a diferença.
As duas permaneceram praticamente juntas até os quilômetros finais. Feysa fez o movimento decisivo pouco antes da chegada e abriu vantagem para vencer por 34 segundos. Com 2h13min33, melhorou em 1min24 sua marca pessoal anterior, estabelecida na vitória do ano passado.
Lokedi terminou em segundo, com 2h14min07, também recorde pessoal. Kosgei, ex-recordista mundial, ficou em terceiro, com 2h14min55. Foi a primeira vez que três mulheres terminaram uma maratona abaixo de 2h15. Feysa subiu à quarta posição no ranking mundial de todos os tempos, enquanto Lokedi passou a ocupar a oitava.
Mary Ngugi-Cooper, do Quênia, terminou em quarto, com 2h17min23, e Joan Kilimo, também queniana, ficou em quinto, com 2h18min39.
Resultados da elite
Masculino
- Amos Kipruto (Quênia) - 2h01min09
- Tadese Bikila (Etiópia) - 2h02min56
- Milkesa Mengesha (Etiópia) - 2h03min46
- Jacob Kiplimo (Uganda) - 2h04min18
- Boki Diriba (Etiópia) - 2h05min01
Feminino
- Hawi Feysa (Etiópia) - 2h13min33
- Sharon Lokedi (Quênia) - 2h14min07
- Brigid Kosgei (Quênia) - 2h14min55
- Mary Ngugi-Cooper (Quênia) - 2h17min23
- Joan Kilimo (Quênia) - 2h18min39
Cadeira de rodas: Debrunner bate recorde mundial e Vanessa fica em quinto
A suíça Catherine Debrunner venceu a prova feminina em cadeira de rodas da Maratona de Chicago, neste domingo (11), com 1h33min16, estabelecendo um novo recorde mundial da categoria. Entre os homens, o também suíço Marcel Hug conquistou seu sétimo título em Chicago, com 1h21min34, novo recorde do percurso.
O Brasil teve como destaque Vanessa Cristina de Souza, que terminou na quinta colocação feminina, com 1h47min14. A norte-americana Hannah Dederick ficou em quarto lugar, apenas dois segundos à frente da brasileira, com 1h47min12.
Brasileiros em Chicago
Na classificação brasileira, José Eraldo Lima foi o melhor entre os homens, com 2h20min34, e recorde pessoal. Entre as mulheres, Marilia Serizawa foi a brasileira mais rápida, com 2h56min39. Os tempos brasileiros foram divulgados pelo perfil Corrida no Ar.
Os cinco melhores brasileiros
Masculino
- José Eraldo Lima - 2h20min34
- Diego Ferrari - 2h25min53
- Jean Nunes - 2h31min53
- Renato Belegante - 2h32min46
- Aldo Costa Junior - 2h34min28
Feminino
- Marilia Serizawa - 2h56min39
- Mariana Penatti - 2h58min38
- Talita Brito - 2h59min57
- Juliana Markan - 3h02min27
- Bruna Maia Correa - 3h04min27
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.