1 evento ao vivo

Vai se casar? Saiba como fazer um orçamento bem planejado

Saiba quais são os principais detalhes que devem ser considerados na hora de fazer um orçamento de casamento.

24 nov 2015
14h54
atualizado às 14h55
  • separator
  • 0
  • comentários

Para realizar a e marcar este dia tão especial com tudo que o casal deseja, é preciso dedicação, planejamento e antecedência. Uma das tarefas mais importantes para não esquecer nada e ainda conseguir economizar é fazer um bom orçamento de casamento.

Siga Terra Estilo no Twitter

Mas você sabe o que não pode ficar de fora dessa etapa? O orçamento precisa ter todos os detalhes do grande dia, servindo como guia para pesquisar diferentes opções e preços de cada parte do evento. Confira algumas dicas para evitar dores de cabeça.

Alguns casais abrem poupanças para juntar o dinheiro necessário. Fotos: iStock, Getty Images
Alguns casais abrem poupanças para juntar o dinheiro necessário. Fotos: iStock, Getty Images
Foto: Vivo Mais Saudável

Como fazer um orçamento de casamento

Antes de começar a pensar no orçamento de casamento, é preciso decidir se a organização do grande dia será feita pelo próprio casal, ou se serão contratados especialistas para isso.

Existem assessorias de casamento, que ajudam tanto na preparação do evento quanto no próprio dia. A vantagem desse serviço é que os noivos não precisam se envolver tanto com a parte financeira, como pesquisa e contato com fornecedores.

Por outro lado, muitos casais preferem eles mesmos organizar a cerimônia para que tudo saia como planejado. O primeiro passo, então, é calcular a previsão dos gastos e também o orçamento disponível para investir no evento.

O casamento não deve ser motivo de dor de cabeça, por isso é bom planejar e já ir reservando a quantia certa, sendo melhor ainda pagar as contratações à vista ou pelo menos antes do evento. Ou seja, a dica principal é começar o planejamento com bastante antecedência para ter tempo e tranquilidade de fazer as escolhas certas.

Todos os detalhes devem fazer parte do orçamento de casamento, desde os convites até a lua de mel. O ideal é fazer um cronograma e listar tudo o que será necessário, como vestido da noiva e roupa do noivo, locação do espaço da festa, convites, decoração, comida, bebida, fotógrafo e DJ. Faça uma planilha e coloque tudo no papel.

Com isso definido, faça os orçamentos já com os detalhes de cada item, informando a maneira como você deseja receber o serviço. Procure empresas especializadas em eventos e até mesmo aquelas que possuam pacotes com vários itens inclusos. Essa pode ser uma opção mais em conta.

Pagar à vista aumenta as chances de conseguir bons descontos
Pagar à vista aumenta as chances de conseguir bons descontos
Foto: Vivo Mais Saudável

 

Dicas para economizar

Uma das principais dicas para economizar no orçamento de casamento é pesquisar bastante. É indicado levantar sempre três opções para cada item, comparando não só preços, mas também outros detalhes, como tempo de entrega e assistência. Assim, é possível garantir um bom serviço, achar um preço justo e não se preocupar com imprevistos.

Quando a questão é conseguir preços mais baixos, a dica é pagar à vista. Com o dinheiro na mão, é muito mais fácil conseguir descontos e até melhores formas de pagamento, como 50% antes do evento - uma espécie de reserva - e o restante no dia ou depois da celebração.

Fazendo um planejamento com antecedência e um orçamento de casamento completo, é possível saber bem antes quanto será gasto com o evento, possibilitando se preparar e guardar a quantia antes. Alguns casais inclusive abrem poupanças para ir juntando um valor determinado ao longo dos preparativos.

Essa é uma forma não só de controlar os gastos e de economizar, mas também de evitar surpresas desagradáveis na hora de pagar a conta. Ninguém merece começar a vida de casado com dívidas, né?

Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade