0

Conheça as 10 raças de cães mais inteligentes do mundo

Saiba quais são as raças mais inteligentes do mundo canino e entenda suas características

6 jan 2014
09h14
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Considerados entre as espécies mais espertas do mundo animal, os cachorros são seres notoriamente inteligentes, e algumas raças se destacam ainda mais neste quesito, apresentando uma capacidade extremamente elevada de entendimento e compreensão - o que facilita bastante os processos de adestramento e execução de comandos.

Muitas das raças mais inteligentes já são bem conhecidas e populares entre os donos de pets, como o Border Collie, Poodle e o Pastor Alemão, e nesse grupo entram cachorros com características das mais variadas, provando que a capacidade de aprendizado dos cães não é algo que depende apenas de fatores como porte ou nível de atividades.

Veja a seguir as 10 raças de cães mais inteligentes do mundo, e saiba um pouco mais sobre as suas personalidades:

1) Border Collie
Dócil e bastante agitado, o border collie ganha destaque em competições do mundo canino, como as de Agility e para o uso no pastoreio de ovelhas. Apesar de se adaptar bem a diferentes ambientes, o cão da raça não gosta de ficar sozinho, e precisa de carinhos e exercícios constantes, é uma raça que gosta de receber comandos.

2) Poodle
Muito popular entre os brasileiros amantes de pets, o poodle é considerado um dos cachorros mais inteligentes do mundo. Dono de uma alta capacidade de compreensão, pode ser facilmente treinado tanto para ser um bom companheiro quanto para atuar como cão de guardapara alerta ou caçador.

3) Pastor Alemão
Conhecido como um ótimo farejador e cão de guarda, o pastor alemão é muito inteligente e altamente protetor. Corajoso e amigo, gosta de atividades que envolvam ações que possam ajudar aos outros, e se dá muito bem com crianças, apesar do seu grande porte.

4) Golden Retriever
Dócil e brincalhão, o golden retriever é uma das raças mais adoradas pelos amantes de pet e tem uma capacidade de aprendizado bastante alta, sendo usado frequentemente como cão-guia para deficientes visuais.

5) Dobermann
Bastante agitado e fã de atividades físicas, o dobermann é outro cão inteligente que se destaca em competições caninas. Sociável, pode conviver tranquilamente com famílias inteiras, e é considerado um bom cão de guarda.

6) Pastor de Shetland ou Sheltie
Também conhecida como shetland sheepdog, esta raça é leal e extremamente protetora, fazendo de tudo para defender os seus donos. Necessitando de estímulos físicos e mentais constantes para se manter animado, o shetland sheepdog é considerado, por muitos, dono de uma inteligência quase humana.

O Labrador Retriever é a sétima raça mais inteligente
O Labrador Retriever é a sétima raça mais inteligente
Foto: Getty Images
7) Labrador Retriever
Assim como o golden, o labrador retriever é muito dócil e inteligente, e também faz parte das raças treinadas para servir de cão-guia, cão de guarda, farejador ou caçador. Nada agressivos, os cães da raça são muito brincalhões, e convivem com crianças e adultos sem problemas.

8) Papillon
Leal, carinhoso e protetor de seus donos, o papillon é bastante agitado, e raramente precisa de mais de um comando para absorver informações. Entre as raças mini, só perde para o poodle no quesito inteligência.

9) Rottweiler
De aparência agressiva, o cão da raça rottweiller pode ser bastante dócil com seus donos, e é tido como um ótimo cão de guarda, por ser bastante protetor e leal. Obediente, pode conviver tranquilamente com crianças quando treinado desde cedo, e é um cão bastante calmo na maior parte do tempo.

10) Australian Cattle Dog
Menos conhecido no Brasil que os demais cães da lista, o australian cattle dog também conhecido como heeler, é o décimo mais inteligente do mundo, e até hoje é usado por fazendeiros no controle de rebanhos. Por ser muito agitado, precisa de estímulos e atividades físicas constantes, e pode ser bem agressivo com desconhecidos por ser muito protetor com seus donos.

Mais informações no guia de raças de cães.

Fonte: dr. Ricardo Tubaldini, Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h.

<a data-cke-saved-href="http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/mulher/adestramento-dr-pet/iframe.htm" href="http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/mulher/adestramento-dr-pet/iframe.htm">veja o infográfico</a>

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
Cachorro Gato
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade