0

Cane corso: veja raça que foi trazida ao Brasil pelo Faustão

O cachorro chegou ao País em 1997 após um pedido do apresentador Fausto Silva, que se apaixonou pela raça em uma de suas viagens

1 out 2014
09h53
atualizado às 09h55
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Foto: Claudio Dominazi/Wikimedia

Embora a sua popularidade no Brasil ainda não seja tão grande quando comparada a outras raças, o cachorro cane corso já tem muitos adoradores no País e ganha cada vez mais popularidade em função do seu grande porte associado a um comportamento dócil e equilibrado.

Siga Terra Estilo no Twitter

Trazido para o Brasil em 1997 após um pedido do apresentador Fausto Silva, que se apaixonou pela raça em uma de suas viagens e requisitou exemplares do cão trazidos diretamente de Roma, o cane corso já conta com um verdadeiro fã-clube entre os que tiveram a oportunidade de conviver com ele.

Embora seja considerado um animal muito carinhoso, a origem da raça pouco tem a ver com esse tipo de comportamento, já que, conhecido desde o século dezesseis, esse cão costumava ser usado em lutas de animais e como auxílio na caça de javalis. Desenhos que o representam podem ser encontrados até hoje nas paredes do Coliseu, em Roma, na Itália.

Podendo medir até cerca de 70 cm de altura, ele é um cão de porte grande que pode pesar até 50 kg, sendo que as fêmeas tendem a ser um pouco menores e mais leves que os machos. Embora seja uma raça verdadeiramente ímpar no mundo animal, o cane corso costuma ser comparado a uma série de outros cachorros eu se assemelham a ele no tamanho (mas não no comportamento), como mastino napoletano, dogue de bordeaux, fila brasileiro e dogue alemão.

Naturalmente controlada e forte, a raça é considerada entre as mais aptas pra realizar trabalhos de proteção e guarda. Além de contar com a calma para analisar uma situação de perigo, também tem a agilidade e a ferocidade para proteger pessoas e propriedades nos momentos em que isso se faz necessário.

Acesse o link e encontre criadores das mais variadas raças caninas para acrescentar um novo amigo de quatro patas à sua vida.

Matéria validada pelo Dr. Ricardo Tubaldini (CRMV – SP 23.348), Médico Veterinário formado pela Universidade Paulista e Cirurgião Geral e Ortopedista em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Tubaldini é Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato.

<a data-cke-saved-href="http://mulher.terra.com.br/comportamento/raca-de-caes/" href="http://mulher.terra.com.br/comportamento/raca-de-caes/">veja o infográfico</a>

Curso de patologia veterinária de cães e gatos Curso de patologia veterinária de cães e gatos
Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
Cachorro Gato
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade