PUBLICIDADE

"Verdades Secretas": modelo fala do apoio da tia Roberta Close

14 jul 2021 12h17
ver comentários
Publicidade

A modelo e atriz Gabrielle Gambine, 23 anos, sobrinha de Roberta Close, uma das primeiras tops trans a ter sucesso no Brasil e no exterior, prepara-se para estrear na segunda temporada da minissérie "Verdades Secretas", escrita por Walcyr Carrasco e com previsão de ir ao ar ainda este ano na Globo.

Gabrielle Gambine
Gabrielle Gambine
Foto: Divulgação/Mix Models / Elas no Tapete Vermelho

Também trans, Gabrielle falou ao "Elas no Tapete Vermelho" sobre o apoio que teve da tia famosa, hoje casada e vivendo na Suíça: "Ela me explicou muita coisa e foi uma pessoa que me aconselhou sobre assuntos que outros parentes não tinham como tratar comigo. Ter alguém como ela na minha família é um privilégio, porque tive essa referência de que nós podemos e somos capazes de exercer a profissão que quisermos, nas mais diferentes áreas"

A carioca pretende usar a moda e a atuação na TV como plataformas para inclusão e respeito às pessoas trans e travestis. "Há um longo caminho a percorrer na luta contra o preconceito, por isso precisamos evoluir nas questões que naturalizem a diversidade humana. É muito representativo ocuparmos todos estes lugares", afirmou.

Segundo ela, o audiovisual e a moda têm o poder de abrir discussões que, muitas vezes, ainda são tabus. "Quando o grande público vê pessoas trans sendo amadas, respeitadas e construindo histórias fora da marginalidade, fortalecemos este imaginário. Isso nos motiva a continuar em movimento, buscando reafirmar nossa humanidade e dignidade na sociedade. Queremos ser percebidos e, sobretudo, respeitados", afirmou Gabrielle.

Gabrielle Gambine
Gabrielle Gambine
Foto: Letícia de Agostino/Divulgação/Mix Models / Elas no Tapete Vermelho

Revelada por Pedro Bellver e Wellington Vieira, da Mix Models, Gabrielle começou a carreira aos 18 anos, por incentivo de amigos que trabalhavam no mercado. "Eu me divertia durante o processo criativo e, com o passar do tempo, vi a possibilidade de fazer desta a minha profissão", revela.

Desde então, a jovem de 1,79m estrelou campanhas para MAC, Avon e Havaianas, editoriais para Vogue e Glamour, além de ter desfilado para a The Paradise e na Casa de Criadores.

Gabrielle Gambine
Gabrielle Gambine
Foto: Letícia de Agostino/Divulgação/Mix Models / Elas no Tapete Vermelho

Gabrielle concilia a moda e a interpretação com outra paixão: a ilustração. Além de ser graduanda em Gravura na Escola de Belas Artes da UFRJ, integra o coletivo de serigrafia @fudidasilk, formado por pessoas LGBTQIA+ e que busca a intersecção entre arte e moda.

"Realizamos colaborações e ações importantes, para somar na formação de pessoas desses grupos, propondo parcerias e oficinas e tendo como meta que todos consigam mais autonomia para capitalizar, independente do 'CIStema', alavancando novas perspectivas e possibilidades. Acredito que a união de forças pode transformar realidades e esse é um dos valores do coletivo. São contribuições singelas, mas que causam um efeito positivo na sociedade", diz.

O projeto tem dado bons resultados: entre os parceiros com quem já desenvolveram ilustrações estão a Casa de Criadores, revistas como Dazed e Harper's Bazaar, Fort Magazine - em colaboração com a Casa Chama, voltada ao acolhimento de pessoas trans, além de oficinas no CCSP - Centro Cultural São Paulo e no Centro Cultural Hélio Oiticica.

Gabrielle com as também modelos e atrizes de Verdades Secretas: Julia Menezes e Iza Moreira.

Elas no Tapete Vermelho
Publicidade
Publicidade