0

Cranberry ajuda a prevenir infecção urinária? Estudos dividem opiniões

Órgão de saúde britânico sugere que pacientes consumam muita água e façam acompanhamento médico

14 mai 2018
11h23
atualizado às 12h43
  • separator
  • 0
  • comentários

Você já deve ter ouvido falar que consumir cranberry ajudo tratamento e prevenção de infecção urinária. No entanto, segundo as novas diretrizes publicadas pelo Instituto Nacional de Saúde e Excelência em Cuidados (National Institute for Health and Care Excellence ou NICE) do Reino Unido, não há provas de que a fruta é realmente eficaz para curar a condição.

O cranberry é rico em proantocianidina, substância que pode ajudar a prevenir que as bactérias responsáveis pela infecção se prendam aos tecidos do trato urinário, o que evitaria assim a infecção. Contudo, existe uma grande variação entre as opiniões de médicos quanto ao poder da fruta.

De acordo com Nice, a melhor forma de tratar a infecção urinária é bebendo bastante água e fazendo o uso correto de analgésicos. Em alguns casos é necessário tomar antibióticos, mas apenas se houver recomendação médica e se os sintomas não diminuírem em 48 horas.

Em 2016, o serviço de saúde público britânico (NHS, na sigla em inglês) divulgou a existência de um estudo indicando "modestos benefícios preventivos" de cranberry em mulheres que sofriam constantemente de infecções do trato urinário. Porém eles, destacaram que além da pesquisa ter sido financiada por uma produtora de suco, ela não chegou a comprovar que a frutinha seja de fato "uma arma contra a resistência a antibióticos", como argumentava o estudo.

Entretanto, um estudo publicado no Archives of Internal Medicine e desenvolvido por pesquisadores da Universidade Nacional de Taiwan, na China, descobriu que a cranberry pode sim contribuir para prevenção da infecção urinária. Eles fizeram uma análise de mais de 10 testes clínicos feitos com a fruta, e descobriram que os riscos de uma infecção eram 62% maiores em mulheres que não consumiam cranberry. De acordo com o estudo, a hipótese que justificaria o efeito benéfico da fruta é a presença de compostos que inibem a aderência da bactéria Escherichia coli - causadora da doença - na mucosa do trato urinário.

Por esse motivo, novas análises precisam ser realizadas para entender, de fato, quais são os benefícios da fruta para o tratamento de infecção urinária.

O que é Infecção urinária?

A Infecção do Trato Urinário (ITU), conhecida popularmente como infecção urinária, é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres. Esse tipo de infecção é mais comum na parte inferior do trato urinário, do qual fazem parte a bexiga e a uretra.

Cerca de 30% das mulheres vão apresentar infecção urinária leve ou grave em algum momento da vida. A mulher tem 50 vezes mais chance de ter o problema do que o homem. Entre os principais sintomas estão: ardência ao urinar, urgência miccional, ou seja, a mulher vai várias vezes ao banheiro fazer xixi, urina avermelhada (com sangue) e dores no "pé da barriga".

Entenda quais as causas, tratamentos e como prevenir a condição.

Minha Vida
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade