Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia de Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus

A ordem, criada em 1534, buscou ensinar tanto os ideais religiosos quanto idiomas e outros conhecimentos

31 jul 2025 - 15h40
Compartilhar
Exibir comentários

Neste 31 de julho, é o comemorado o dia de Santo Inácio de Loyola, um ex-militar conhecido por ter deixado a vida nos campos de guerra para adentrar o Reino de Cristo. A decisão, que resultou na criação da Companhia de Jesus, não somente mudou o rumo de sua trajetória, como de milhares de fiéis.

A ordem, criada por Inácio de Loyola em 1534, buscou ensinar tanto os ideais religiosos quanto idiomas e outros conhecimentos
A ordem, criada por Inácio de Loyola em 1534, buscou ensinar tanto os ideais religiosos quanto idiomas e outros conhecimentos
Foto: Photo Images/Photos.com / Bons Fluidos

O nascimentos dos Jesuítas

Nascido como Iñigo, em Azpeitia, na Espanha, no ano de 1491, Inácio foi um adolescente dedicado a aprender técnicas de cavalaria. Por isso, assim que pôde, seguiu pela carreira militar, defendendo o duque de Najera e vice-rei de Navarra. Entretanto, sua jornada no exército encerrou precocemente. Isso porque, após um acidente com uma bala de canhão, ele foi afastado para se recuperar.

Nesse período, Loyola conheceu livros que contavam a história de diferentes santos. Assim, começou a sua jornada espiritual. O foco na religião, no entanto, se consolidou após a melhora do estado de saúde, quando ele se tornou um missionário. Foi durante essas viagens e peregrinações que o homem encontrou companheiros para fundar a Companhia de Jesus. 

Também conhecida como a Ordem dos Jesuítas, a instituição nasceu em 1534, a fim de espalhar o cristianismo. Então, baseados no lema "para a maior glória de Deus" e nas diretrizes do livro 'Exercícios Espirituais', de Inácio de Loyola, os integrantes percorreram diferentes territórios, inclusive o Brasil, onde ensinavam tanto os ideais religiosos quanto idiomas e outros conhecimentos.

Oração para Santo Inácio de Loyola

"Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade e a minha memória também. O meu entendimento e toda a minha vontade, tudo o que tenho e possuo vós me destes com amor. Todos os dons que me destes com gratidão vos devolvo. Disponde deles, Senhor, segundo a vossa vontade. Dai-me somente o vosso amor, vossa graça. Isto me basta, nada mais quero pedir."

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade