PUBLICIDADE

Sobremesa brasileira é vice-campeã entre as 100 melhores do mundo; veja qual

Ao lado de França, Itália e Peru, Brasil garantiu lugar no pódio; país tem ainda outros 5 representantes no top 100

8 nov 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
O bombocado de coco, também conhecido como queijadinha
O bombocado de coco, também conhecido como queijadinha
Foto: iStock

O TasteAtlas divulgou o ranking internacional "100 Best Rated Desserts in the World", listando as cem melhores sobremesas do mundo. Esse levantamento foi feito com base na votação do público do site, que considerou 55.308 respostas válidas. Confira as que ficaram nas cinco primeiras posições:

5° lugar - Creme brulée

Tradicional da França, o creme brulée leva apenas 4 ingredientes: creme de leite, açúcar, ovos e essência de baunilha. A casquinha crocante de açúcar caramelizado é o grande diferencial desse doce que é simples, clássico e delicado, além de delicioso. E o melhor? Tem receita no Paladar para você fazer e provar!

4° lugar - Tiramisù

Com café e mascarpone, o Tiramisù é uma tradicional sobremesa italiana. Composta por biscoito champagne, mascarpone, ovos, açúcar, leite, café e decorada com cacau em pó, é uma receita reconhecida mundialmente como uma das mais icônicas do país. Veja como fazer o tiramisu do Terraço Itália em casa!

3° lugar - Queso helado

Queso helado, ou "queijo gelado", é uma sobremesa peruana feita com leite integral, canela, cravo, coco ralado, açúcar e gemas de ovos. Feito em uma panela e, depois, levado ao freezer para congelar, esse doce é delicioso e pode ser uma alternativa criativa e diferente para o bom e velho sorvete.

2° lugar - Bombocado

O doce brasileiro dentre as Top 5, bombocado (ou "queijadinha"), é uma sobremesa assada à base de coco ralado, farinha, leite, manteiga, ovos, açúcar e queijo parmesão ralado. Pode ser servida sozinha ou com um cafezinho e um pouco de chantilly. Receita ensina a fazer em casa!

1° lugar - Crepes

Feitas com farinha de trigo, ovos, leite e manteiga, essas finas panquecas francesas conquistaram o primeiro lugar do ranking. Os crepes são mundialmente conhecidos como uma das principais sobremesas da França e são bastante democráticos, uma vez que podem ser recheados da forma que quiser! Pode soltar a criatividade, vale salgado ou doce, presunto, queijo, cogumelos, chocolate, mel. Você quem manda! Um dos crepes mais conhecidos e tradicionais é o "suzette". Confira a receita no Paladar!

Por que o efeito energético do café não funciona para todo mundo? Por que o efeito energético do café não funciona para todo mundo?

Top 100 tem brigadeiro e mais quatro doces brasileiros

Brigadeiro ficou em 72º lugar na lista das 100 melhores sobremesas do mundo do Taste Atlas
Brigadeiro ficou em 72º lugar na lista das 100 melhores sobremesas do mundo do Taste Atlas
Foto: iStock

O Brasil também está representado em outras cinco posições na lista. Depois do bombocado (2º), surge o pavê (20º), a mousse de maracujá (30º), o pudim de leite condensado (64º), o brigadeiro (72º) e o curau (91º). Você concorda com a lista?

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade