PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Refrigerante zero é zero calorias mesmo? Descubra

Se você vive se perguntando qual a diferença entre o refrigerante zero e o normal, confira agora a resposta para essa e outras perguntas

13 fev 2023 - 09h42
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo dados do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), o Brasil está em terceiro lugar no ranking mundial de países que mais produzem e consomem cervejas e refrigerantes, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Mesmo não sendo recomendado por nutricionistas e médicos por não oferecer nenhum benefício nutricional, é um fato que os brasileiros são apaixonados e não deixam de consumir refrigerante

Foto: antorti / iStock

Apesar dessa paixão inegável, recentemente, as pessoas passaram a se preocupar mais com a saúde e querem manter uma vida mais equilibrada. Então, começam a se questionar: será que realmente faz diferença trocar o refrigerante normal pelo refrigerante zero? Tomar refri zero vai atrapalhar minha dieta? Ele faz mal para saúde?

Por isso, conversamos com a nutricionista Ingrid Krichinak para nos ajudar a responder esses e outros questionamentos:

Refrigerante zero é zero calorias mesmo?

Sim. O refrigerante zero realmente não possui calorias. Isso quer dizer que ao ser consumido, ele não vai engordar como o refrigerante normal. 

Isso acontece por dois fatores: alguns dos ingredientes não são metabolizados pelo organismo e outros são metabolizados, mas a quantidade deles é tão baixa que seus valores calóricos acabam sendo insignificantes. 

Qual a principal diferença entre o refrigerante zero e o normal?

No lugar do açúcar do refri normal, o refri zero possui adoçantes e edulcorantes. Geralmente, também contém mais sódio. 

Foto: Bychykhin_Olexandr / iStock

O refrigerante zero faz mal para a saúde?

“O refri zero possui bastante adoçante para ficar com sabor doce. Algumas pesquisas indicam que o excesso de adoçante não é tão bom para a nossa saúde intestinal”, explicou a nutricionista. “Só que vale explicar mais profundamente que tudo que envolve a saúde intestinal ainda é uma incerteza, então não há uma evidência científica que já consiga confirmar o quanto isso faz mal, mas já podemos afirmar que não é benéfico pra saúde. Então, é um risco porque não sabemos qual a consequência exata desse consumo”.

Além disso, ela também explicou que o refrigerante altera nossa percepção de sabor, pois como estamos consumindo um líquido muito doce, acabamos procurando por alimentos doces para acompanhar, geralmente com bastante gordura. Então, isso acaba impactando também o tipo de alimento - menos saudável - que procuramos para acompanhar. 

“Outro ponto é que alguns refrigerantes possuem corante caramelo e já há evidências científicas de que o corante caramelo é cancerígeno, ou seja, extremamente perigoso para a saúde”, completou. 

Refrigerante zero é indicado em alguma situação? 

“O refrigerante zero pode ser muito bem utilizado em dietas de emagrecimento ou se a pessoa está na transição para diminuir o consumo de refri. O refrigerante comum possui grandes quantidades de açúcar, então, mudar para o zero, que não tem açúcar e nem calorias, já é uma grande evolução”, diz Ingrid. 

Ele vai atrapalhar minha dieta?

Se a sua dieta de emagrecimento é baseada em déficit calórico, o refrigerante zero não vai atrapalhar em nada, já que possui zero calorias. Ele é uma opção muito utilizada para aqueles que estão com vontade de comer um doce mas não querem sair do planejamento alimentar, pois é bem docinho e não atrapalha o processo de emagrecimento. 

Apesar de não atrapalhar sua dieta, também não é uma opção saudável, então vale manter um consumo reduzido.  

Foto: Nitiphonphat / iStock

Posso tomar todo dia?

Como dito acima, não é uma boa ideia para a sua saúde tomar refrigerante zero todos os dias. Ele é um produto industrializado que contém muitos aditivos químicos, corantes, adoçantes artificiais e sódio. Quanto menos você tomar, melhor!

O que posso fazer para reduzir o consumo?

Não é necessário fazer restrição total do produto, a não ser que seja indicado pelo seu médico ou nutricionista. Podemos consumir o refri zero com moderação, mas também é possível substituí-lo por sucos naturais, água saborizada ou água com gás e limão.

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade