PUBLICIDADE

Por que tem tanto ar na embalagem de salgadinho?

Já se decepcionou com a quantidade de ar dentro do pacote de salgadinho? Descubra porque isso acontece e quais são as proporções

31 out 2022 - 09h22
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Kitchen Cabinet Kings

Não importa o tamanho do pacote de salgadinhos, há sempre uma quantidade impressionante de ar dentro dele, comparado a quantidade de snacks. Por isso, o consumidor se pergunta “quanto deste espaço vazio poderia estar sendo ocupado por mais salgadinhos?”. Uma pesquisa publicada pelo site Kitchen Cabinet Kings mostrou a proporção de ar para produtos dentro dessas embalagens. 

 O estudo utilizou um método de deslocamento de água para medir a quantidade de salgadinhos em embalagens de diversas marcas famosas. Em alguns casos, mais da metade do pacote é espaço vazio. No Cheetos, 59% da embalagem é composta por ar, de acordo com a pesquisa. Já a Pringles possui o menor índice de ar, apenas 28%

Confira a quantidade de salgadinho que há em alguns dos salgadinhos mais famosos:

Foto: boredpanda.com
Foto: boredpanda.com
Foto: boredpanda.com
Foto: boredpanda.com
Foto: boredpanda.com

E porque há tanto ar dentro das embalagens?

A resposta na verdade é bem simples e faz bastante sentido. Segundo a mesma pesquisa, o nitrogênio é injetado para proteger o conteúdo que há dentro do pacote, evitando que o salgadinho se quebre no meio do caminho, principalmente durante o transporte. Além disso, também é responsável em evitar que as batatas fiquem murchas, uma vez que o “ar comum” aceleraria o envelhecimento desses snacks.  

Em 2012, a Pepsico, empresa responsável pela produção de vários salgadinhos, fez questão de produzir um infográfico explicando o porquê disso, após diversas críticas na internet por conta da quantidade de ar na embalagem. Eles ressaltaram a importância do ar exatamente para manter a integridade dos salgadinhos, principalmente durante o transporte e os carregamentos. E ainda afirmaram que essa proporção de ar para batatas não sofreu nenhuma alteração desde 1985, portanto ninguém precisa se sentir roubado em relação a isso.

Foto: Pepsico

Você sabia que o ar era tão importante para proteger os nossos salgadinhos? Se convenceu das explicações? Mas, no final, é inevitável deixar de reclamar quando abrimos um pacote de salgadinho, ainda parece um absurdo vir tão pouco produto e tanto ar. 

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade