PUBLICIDADE

Como manter a batata frita crocante? Passo a passo para a receita perfeita!

Entenda o que você pode fazer para deixar a batata frita saborosa e crocante por mais tempo

14 jun 2024 - 15h54
(atualizado às 15h54)
Compartilhar
Exibir comentários

A origem da batata frita é disputada pelos belgas e os franceses, alguns dizem que a Revolução Francesa de 1789 proporcionou a criação, enquanto outros contam que a invenção foi na cidade de Bruges - que tem até um museu dedicado à iguaria. Os estadunidenses já escolheram seu lado da história batizando o alimento de "french fries" (fritas francesas, em tradução livre).

Batatas rústicas
Batatas rústicas
Foto: Divulgação Lanchonete da Cidade / Estadão

Francesa ou belga, a verdade é que a batata frita ganhou o coração (e o paladar) de muita gente e até fez uma aparição em uma famosa música brasileira dos anos 1980, "Você Não Soube Me Amar", da banda Blitz, com a frase: "ok, você venceu, batata frita".

Esse fenômeno merece um guia todinho dele, não é mesmo? Então vem com a gente e conheça a melhor forma de fazer batata frita com dicas imperdíveis de Marcos Cangiano, gerente de experiência da Lanchonete da Cidade, marca que serve batatas fritas há 20 anos.

Qual é o segredo para a batata frita perfeita?

Segundo Cangiano, "a batata frita é muito democrática, acompanha bem qualquer prato, mas especialmente o hambúrguer, que é o clássico. Carnes também, filés altos em especial". Em relação aos temperos, o menos é mais: sal e pimenta são a melhor aposta.

Ele também destaca que a melhor batata tem que ser a caseira, lavada e cortada em casa, de preferência do tipo asterix. Quanto à fritura, "ela precisa ser frita duas vezes, o primeiro processo em uma temperatura mais baixa. Deixe esfriar e, depois, finalize-a rapidamente em uma temperatura mais elevada, mais ou menos 180ºC", isso vai garantir que ela esteja macia por dentro e bem crocante por fora.

Qual é a temperatura ideal do óleo para batata frita?

A primeira fritura deve ficar entre 100º C e 110º C de seis a oito minutos. Já a segunda deve ser bem rápida, um minuto no máximo, a 180º C. Para saber se essa temperatura foi atingida, o ideal é utilizar um termômetro específico para culinária.

Batata frita na Airfryer: qual é o segredo para ela ficar crocante?

De acordo com Marcos Cangiano, para fazer a batata frita perfeita na airfryer, o ideal é colocar sempre um pouquinho de azeite por cima, desse modo ela ficará mais próxima da consistência planejada.

O que é branqueamento e por que ele é importante?

O branqueamento é quando colocamos hortaliças, legumes em água fervente e depois fazemos a imersão na água gelada. Para a batata frita, é interessante fazer o branqueamento, porque deixa ela mais crocante.

Como manter a batata frita crocante?

O pré-preparo da batata faz toda a diferença para que ela fique crocante por mais tempo. Na hora de branquear, colocar vinagre na água gelada é uma excelente forma de garantir isso, bem como fritá-la duas vezes, como indicado anteriormente.

Qual é a melhor forma de esquentar batata frita sem murchar?

Não frite novamente. Quando a batata fica pronta, seu ponto de cocção já foi atingido, então fritá-la novamente pode queimá-la. Desse modo, a melhor forma de requentar batata frita seria saltea-la na frigideira com um pouco de azeite ou levar à airfryer por uns cinco minutos.

Agora, coloque as dicas em prática

Batatas rústicas
Batatas rústicas
Foto: Divulgação Lanchonete da Cidade / Estadão

Nada melhor do que aprender com a mão na massa. Separamos três receitas deliciosas disponíveis em Paladar para você colocar em prática todas as dicas deste guia completo e saboreie tipos diferentes da batata frita perfeita. Aprenda a fazer a receita de batata frita rústica crocante da Lanchonete da Cidade (foto), a batata frita com molho bolonhesa, da Hospedaria, e a batata frita com parmesão, do Gardeen.

Para quem quer uma batata frita já pronta, invista na melhor do mercado

SÃO PAULO 01/08/2023 PALADAR TESTE BATATA - Bastidores do teste de batata frita do Paladar + retrato dos jurados + stills dos produtos testados FOTO ALEX SILVA/ESTADAO
SÃO PAULO 01/08/2023 PALADAR TESTE BATATA - Bastidores do teste de batata frita do Paladar + retrato dos jurados + stills dos produtos testados FOTO ALEX SILVA/ESTADAO
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO / Estadão

Um júri especializado degustou às cegas seis marcas de batata congelada de supermercado e elegeu as três melhores com base em sabor, maciez e crocância. Confira o ranking completo.

E para quem não dispensa os acompanhamentos tradicionais…

Teste dos catchups do 'Paladar' teve resultado surpreendente.
Teste dos catchups do 'Paladar' teve resultado surpreendente.
Foto: Alex Silva/Estadão / Estadão

Convidamos especialistas para testar às cegas os condimentos queridinhos para comer com batata frita. Descubra o melhor catchup, a melhor maionese e a melhor mostarda do supermercado.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade