Mel é melhor que o açúcar? Nutricionista responde
O mel é um alimento natural produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores. Ele é usado muitas vezes para adoçar alguns alimentos como substituto do açúcar e gera dúvidas: qual é melhor?
"O mel é mais nutritivo que o açúcar refinado, pois contém pequenas quantidades de vitaminas e minerais, enquanto o açúcar não contém nenhum nutriente além da sacarose", explica a nutricionista Vanessa Furstenberger.
Além disso, a especialista diz que o mel tem o Índice glicêmico médio e o açúcar tem índice glicêmico alto, por isso é levemente mais favorável para o controle da glicemia. "Com relação às calorias, o açúcar possui menos calorias do que o mel", complementa.
Apesar de ser mais nutritivo, ainda assim, o mel é uma fonte de açúcar simples, podendo ser consumido diariamente desde que com moderação. "Exceto para pessoas com diabetes que devem evitar ou usar com orientação profissional. Crianças menores de um ano não devem utilizar mel por risco de botulismo", alerta a nutricionista.
A dose recomendada é de uma colher de chá (5g) a uma colher de sopa (15g) dentro de uma dieta equilibrada, pois o uso em excesso pode levar ao ganho de peso e picos de glicose, como qualquer açúcar.