PUBLICIDADE

Cúrcuma ou açafrão? Confira as diferenças e benefícios

Entenda as diferenças entre a cúrcuma e o açafrão e conheça as vantagens de incluí-los na alimentação

7 mai 2024 - 16h00
(atualizado em 8/5/2024 às 10h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Veja a diferença entre cúrcuma e açafrão
Veja a diferença entre cúrcuma e açafrão
Foto: Shutterstock / Alto Astral

A curcuma e o açafrão estão entre os temperos mais populares do mundo. Além de ajudar a realçar o sabor dos alimentos, ambas as especiarias oferecem uma série de benefícios à saúde. 

No entanto, a semelhança entre os temperos muitas vezes acaba gerando dúvidas e confundindo muitos consumidores. Por isso, trouxemos abaixo as principais diferenças entre eles para esclarecer de vez essas dúvidas. 

Qual a diferença entre cúrcuma e açafrão?

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é um pó de cor amarelo, extraído da raiz de uma planta com o mesmo nome. É uma planta da mesma família que o gengibre. Essa erva tem folhas longas e brilhantes, que chegam a 60 cm.

Já o açafrão é extraído dos estigmas da flor crocus sativus. Para se colher uma boa quantidade dela, é necessário o plantio de milhares de hectares, motivo pelo qual o açafrão verdadeiro é uma das especiarias mais caras do mundo. 

Benefícios para a saúde

O açafrão e a cúrcuma têm propriedades semelhantes, sendo bastante utilizados por seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, que ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças neurológicas e cardíacas. Além disso, ambos os temperos podem contribuir para a perda de peso.

Como utilizar cúrcuma e açafrão

A cúrcuma e o açafrão podem integrar diversas receitas, acrescentando cor ao prato e realçando o sabor dos alimentos. Por isso, eles fazem tanto sucesso na cozinha mundo afora.

Com um aroma mais intenso e sabor mais suave, o açafrão é muito utilizado na culinária mediterrânea e pode ser adicionado em pratos à base de arroz como risotos, além de peixes, saladas, massas e sopas.

Já a cúrcuma possui um sabor mais forte e é utilizada em pratos da culinária asiática como o famoso molho curry. A especiaria pode ser usada para temperar diferentes receitas como arroz, aves, carnes, molhos, entre outros.  

Cúrcuma em cápsula é a nova moda: suplemento faz bem? O que a ciência diz? Cúrcuma em cápsula é a nova moda: suplemento faz bem? O que a ciência diz?

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade