PUBLICIDADE

Uva verde X roxa: entenda as suas diferenças e benefícios

Os benefícios da uva verde e da roxa não são exatamente os mesmos, ao contrário do que muitos pensam; veja as principais diferenças

3 mai 2024 - 11h00
(atualizado em 7/5/2024 às 23h11)
Compartilhar
Exibir comentários

As frutas são um grupo de alimentos extremamente importantes em qualquer dieta. Tanto é que é recomendado comê-las todos os dias (mais ou menos vezes, dependendo dos seus objetivos), variando entre os inúmeros tipos.

E uma das frutas que fazem sucesso com muita gente, por seu gostinho adocicado, é a uva. Seja ela verde ou roxa, é uma ótima opção para o dia a dia, cheia de vantagens para o organismo. Entretanto, você sabia que esses benefícios específicos podem variar um pouco dependendo da cor da fruta?

Isso mesmo! Por mais que tanto a uva verde quanto a roxa sejam super benéficas para a saúde, há diferenças nas suas vantagens. Assim, você pode preferir optar por uma ou por outra de acordo com os seus objetivos.

Uva verde X roxa

Entenda os diferentes benefícios das uvas verde e roxa
Entenda os diferentes benefícios das uvas verde e roxa
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Primeiramente, uma curiosidade: o que faz a cor das uvas ser diferente?

De acordo com Beatrice Carvalho, nutricionista do Núcleo Silvestre de Saúde e Prevenção (NASSP) do Hospital Adventista Silvestre no Rio de Janeiro, o que dá a coloração à fruta são as antocianinas. Elas são pigmentos também presentes em outras frutas e flores e fazem com que a uva roxa tenha esse tom mais avermelhado ou arroxeado.

Em relação aos benefícios para a saúde, ambas as uvas têm vários. São alguns deles:

  • Melhoram a saúde da pele: o antioxidante resveratrol faz essa função, combatendo os radicais livres
  • Ajudam no funcionamento do metabolismo: outro dos benefícios da uva que vêm dos antioxidantes. Nesse caso, eles auxiliam as mitocôndrias, organela responsável pela respiração celular
  • Combatem processos inflamatórios: inclusive, são recomendadas para pessoas com alto desgaste celular, como idosos e portadores de doenças crônicas, como câncer, diabetes e obesidade
  • Auxiliam na saúde intestinal: rica em fibras, a uva ajuda no trânsito intestinal

Mas, afinal, quais as diferenças entre os benefícios das uvas verde e roxa? Basicamente, o principal é que a arroxeada possui mais resveratrol, então os benefícios da uva ligados a esse antioxidante são mais fortes nela. Segundo Beatrice, ele, além de ser bom para a pele, prevenindo linhas, marcas de expressão e rugas, ainda é ótimo protetor neuronal.  

Por outro lado, a uva verde tem menos açúcar do que a outra, sendo melhor para quem precisa diminuir o consumo dele. Vale lembrar que diabéticos, assim como portadores de doença renal, devem maneirar em qualquer uma delas, apesar de ainda poderem consumir a fruta.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade