PUBLICIDADE

Como virar vegano? Nutricionista ensina a adaptar a rotina alimentar

Não é raro encontrar quem queira parar de consumir alimentos de origem animal, mas não sabe como virar vegano. Aqui, a profissional dá as dicas!

1 dez 2023 - 16h07
(atualizado às 16h12)
Compartilhar
Exibir comentários

A preocupação com o meio ambiente e saúde física são os principais motivos que impulsionam cada vez mais as pessoas a buscarem uma alimentação sem itens de origem animal. Contudo, ainda é comum encontrar quem tenha dúvidas sobre como virar vegano.

Nutricionista dá dicas que podem ajudar a adotar uma alimentação vegana
Nutricionista dá dicas que podem ajudar a adotar uma alimentação vegana
Foto: rawpixel.com/Freepik / Boa Forma

De acordo com Andréia Camilla, nutricionista que atende pelo GetNinjas, isso ocorre porque, com uma cultura do consumo de carne estimulada desde a infância, criar uma nova rotina alimentar pode ser um passo e tanto.

Com isso, é recomendado que a transição seja feita com cuidado e com a supervisão de um profissional, pois para quem está acostumado não dá para simplesmente cortar a proteína animal.

Os verdadeiros benefícios das leguminosas para a sua saúde Os verdadeiros benefícios das leguminosas para a sua saúde

Como virar vegano sem prejudicar a saúde

Para auxiliar as pessoas que querem mudar de hábito alimentar, mas ainda têm dúvidas quanto à retirada da proteína animal da rotina, Andréia listou dicas para os iniciantes na alimentação vegana.

Tenha calma

O início de tudo é sempre um desafio, então seria bom começar gradualmente. Você pode iniciar escolhendo de 1 a 2 dias sem ingerir carnes.

Faça trocas

Diminuir consumo de leites e derivados, aqui você pode também trocar por leites vegetais e derivados também vegetais, como leite de amêndoas.

Se informe

Pesquisar receitas veganas, tem muitas opções hoje em dia, você pode optar por comprar já pronto, mas quando você mesmo faz, com certeza fica muito mais saudável pois não terá adição de conservantes e corantes.

Aposte nos alimentos certos

Tente ingerir mais folhosos verdes escuros. Os alimentos de origem animal contêm bastante ferro, então super importante que você coma os vegetais que contém mais ferro, nesse caso os folhosos escuros são ótimas opções, e para melhorar a absorção deles, acrescente frutas cítricas como laranja e abacaxi após a refeição, pois ela contém vitamina C que melhora absorção do ferro.

Adicione leguminosas

Assim como os folhosos verdes escuros, as leguminosas têm bastante ferro. Algumas opções são feijão, grão de bico, lentilha e ervilhas. Elas também precisam ser consumidas com a fruta cítrica.

Suplemente caso necessário

Em muitos casos é necessário suplementar a vitamina B12 metilcobalamina, pois a exclusão da carne na dieta não traz prejuízos desde que seja bem orientada e equilibrada na distribuição dos nutrientes.

"A suplementação de algumas vitaminas como a B12, ômega 3 e vitamina D devem ser introduzidas quando há riscos de deficiências ou até mesmo para fazer prevenção", aponta a nutricionista.

"Então procure sempre ajuda do seu nutricionista para calcular sua nova dieta vegana e assim não ter nenhum risco de desnutrição", finaliza.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade