Até que horas pode tomar café sem atrapalhar o sono?
Cafeína é um estimulante que mantém o cérebro em estado de alerta
A cafeína é um estimulante que mantém o cérebro em estado de alerta e pode dificultar o sono. Isso porque ela bloqueia a ação da adenosina, um neurotransmissor natural que induz o sono e promove o relaxamento. Será que existe um horário limite para tomar café sem atrapalhar a noite de sono?
"A sensibilidade à cafeína varia de pessoa para pessoa, dependendo do metabolismo, da genética e dos hábitos de consumo. No entanto, de forma geral, recomenda-se que a última xícara de café seja tomada, no mínimo, seis horas antes de dormir para reduzir o risco de interferir na qualidade do sono", sugere Amanda Figueiredo, nutricionista clínica pela USP.
Quais são os riscos do excesso de café?
O consumo excessivo de bebidas com alta concentração de cafeína, como o café, pode causar uma série de sintomas, como palpitações, tremores nas mãos ou no corpo, sensação de ansiedade intensa, insônia e agitação.
"Em doses muito altas, a cafeína pode sobrecarregar o sistema cardiovascular, aumentar a pressão arterial e irritar o sistema gastrointestinal, provocando náuseas, refluxo, dor de estômago ou diarreia", completa a especialista.