PUBLICIDADE

Roberta Sudbrack é uma das chefs favoritas de Alex Atala; conheça

27 abr 2013 09h50
| atualizado às 09h54
ver comentários
Publicidade
<p>Em 2012, o restaurante de Roberta Sudbrack ficou na 71ª posição da lista dos 50 melhores restaurantes do mundo</p>
Em 2012, o restaurante de Roberta Sudbrack ficou na 71ª posição da lista dos 50 melhores restaurantes do mundo
Foto: Divulgação

Ela já cozinhou para grandes autoridades do Brasil e do mundo, mas mantém os pés fincados nos tesouros nacionais quando o assunto é a cozinha. Focada nos ingredientes brasileiros, Roberta Sudbrack está entre os favoritos de Alex Atala e também na mira da lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, organizada pela revista, Restaurant. A premiação, a maior do setor, acontece na próxima segunda-feira (29).

Em 2012, o restaurante que leva o seu nome ficou na 71ª posição da lista. Instalada no Rio de Janeiro, a casa foi inaugurada em 2001 e, em 2007, eleita pela publicação Food & Wine como um dos melhores do mundo.

Ainda no ano passado, Roberta ficou encarregada de alimentar os atletas da delegação brasileira hospedados no Crystal Palace, durante os Jogos Olímpicos de Londres.

No cardápio, itens como bife a rolê com cenoura e molho de tomate, filé a parmegiana, arroz ao forno com camarões, canja de galinha, abóbora refogada e ovos caipiras. “Quanto mais caseira, melhor", disse, na ocasião, à BBC Brasil.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Servindo à realeza
Autodidata, Roberta foi a primeira chef e mulher a comandar a cozinha do Presidente da República, durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso. Nos bastidores do palácio, tinha uma relação próxima com a ex-primeira dama Ruth Cardoso e, juntas, desenvolveram uma horta com legumes, frutas e ervas orgânicas, para o consumo diário.

Entre a lista de personalidades reais que já provaram de seu tempero, estão o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair, o ex-presidente americano Bill Clinton, o rei da Espanha Juan Carlos e o ex-presidente cubano Fidel Castro.

Também preparou um jantar para o príncipe Charles, e, em entrevista, declarou que o pedido da autoridade não fugiu do tradicional peixe com fritas –  que é um dos marcos da culinária londrina. Na versão de Roberta, a novidade ficou por conta da substituição da batata tradicional pela doce. 

Anúncio dos 50 melhores

O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmitirá ao vivo o anúncio dos 50 melhores restaurantes do mundo na próxima segunda-feira (29), a partir das 16h, direto do Guildhall, em Londres, na Inglaterra. A transmissão estará disponível inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas.

No ranking de 2012, o restaurante D.O.M., de Alex Atala, ficou com o 4º. lugar no ranking mundial. Mais dois brasileiros foram mencionados não entre os 50, mas entre os 100 melhores restaurantes do mundo. O restaurante Maní, da chef Helena Rizzo, em São Paulo, ficou com a 51ª posição, e o Roberta Sudbrack, da chef de mesmo nome, no Rio de Janeiro, pegou a 71ª posição.

O ranking 'The World's 50 Best Restaurants', organizado pela revista Restaurant, elege os 50 melhores restaurantes do mundo, escolhidos por 936 jurados especializados. A transmissão do 'The World's 50 Best Restaurants' é um oferecimento da FineDiningLovers.com, com patrocínio de S. Pellegino e Acqua Panna. 

 

&lt;a data-cke-saved-href="http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm" data-cke-217-href="http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm"&gt;veja o infogr&aacute;fico&lt;/a&gt;

 

&amp;lt;a data-cke-saved-href="http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm" href="http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm"&amp;gt;veja o infogr&aacute;fico&amp;lt;/a&amp;gt;
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade