PUBLICIDADE

Aprenda a fazer o fettuccine de pupunha à carbonara do D.O.M., de Alex Atala

1 mai 2013 - 11h01
(atualizado às 11h02)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>É uma receita sofisticada que dá para fazer em casa, em datas especiais</p>
É uma receita sofisticada que dá para fazer em casa, em datas especiais
Foto: Divulgação

O D.O.M., restaurante do brasileiro Alex Atala, ficou com o 6º lugar entre os 50 melhores restaurantes do mundo, segundo lista divulgada pela revista Restaurant na última segunda-feira (29). Para comemorar, que tal prepara o fettuccine de pupunha à carbonara, servido no restaurante? Confira, a seguir, a receita do chef Alex Atala.

Ingredientes

2 barcas de palmito pupunha

100 g de bacon

10 gemas peneiradas

160 gramas parmesão ralado

200 ml creme de leite

80 ml gordura de bacon

Sal e pimenta

10 g de manteiga de trufas

5 g de salsa picada finamente

Modo de preparo

Corte o palmito pupunha em sentido longitudinal, com o auxílio de uma mandolina com o pente grosso. Pese quatro porções de 130g cada uma. Corte o bacon em cubos pequenos e, numa frigideira, coloque os pedacinhos e leve ao fogo baixo até que fiquem dourados e crocantes. Retire o bacon da frigideira com auxílio de uma escumadeira e coloque no papel-toalha. Reserve a gordura do bacon.

Em um bowl, misture bem as gemas com o queijo (fique atento à cura do queijo e diminua a quantidade, caso esteja muito forte), depois adicione 80 ml da gordura do bacon e por último o creme de leite.

Cozinhe os fettuccines de palmito em água com sal grosso, até tomar a textura de um fettuccine normal de massa (por aproximadamente 2 minutos). Derreta a manteiga de trufas e adicione a salsa picada.

Finalização

Coloque o fettuccine branqueado numa frigideira, adicione o molho carbonara e acrescente sal a gosto. Vá mexendo sempre a panela em movimentos circulares para que o molho espesse rapidamente e chegue a uma consistência napê (tomando cuidado para as gemas não talharem). Salpique pedacinhos de bacon e pimenta. Sirva em seguida. Faça um risco no prato em volta do fetuccine com a mistura de manteiga de trufas e salsa.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade