PUBLICIDADE

Pode usar bicarbonato no lugar do fermento?

9 dez 2021 11h03
| atualizado às 20h00
ver comentários
Publicidade
Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock
Foto: Guia da Cozinha

Você já deve ter ouvido aquele velho truque de substituir o fermento por bicarbonato de sódio, mas será que essa troca funciona mesmo? E qual a diferença entre esses dois ingredientes? Será que existe uma maneira correta de substituir um pelo outro? Calma, o Guia vai responder todas essas perguntas e ensinar como usar o bicarbonato no lugar do fermento corretamente.

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock
Foto: Guia da Cozinha

Fermento vs Bicarbonato

O fermento químico e o bicarbonato de sódio têm a mesma função: fazer a massa ficar fofinha e crescer. Qual a diferença entre eles então? O fermento é apenas uma mistura de bicarbonato com algum ácido. Portanto, é possível, sim, usar o bicarbonato no lugar do fermento, mas, primeiro, alguns passos são necessários.

Como ativar os ingredientes

Para que o bicarbonato e o fermento façam a massa crescer, primeiro eles precisam ser ativados. Para isso acontecer, você deve misturá-los a algum outro ingrediente. Porém, cada um requer uma combinação diferente. Para ativar o fermento, basta misturar o ingrediente com um líquido, normalmente água. Quando você faz isso, o dióxido de carbono é liberado e, com ele, formam-se as bolhas de ar, fazendo a massa crescer e ficar fofinha. É por isso que, quando você coloca o fermento na água, ela borbulha. Porém, ativar o bicarbonato é mais difícil. É preciso da ação do calor e também de um ácido, já que o bicarbonato não vem com o ácido na sua composição, diferentemente do fermento. Portanto, você deve adicionar ou vinagre, ou suco de limão ou laranja ao ingrediente. Assim, para usar o bicarbonato no lugar do fermento, você precisa saber as medidas corretas da combinação entre o ácido e o bicarbonato.

Proporções

Para 1 colher de chá de fermento você combina 1⁄2 colher de chá de bicarbonato com 1⁄4 de colher de chá de ácido (suco de limão, laranja, vinagre, etc). Ou, para ficar mais fácil: 2 partes de bicarbonato com 1 parte ácido.

Ordem

Mas lembre-se: a ordem da mistura também é importante! O bicarbonato começa a agir assim que entra em contato com o ácido. Só adicione o seu ácido ao bicarbonato no final do preparo, assim a reação entre os ingredientes não começa antes do tempo!

Prontinho! Agora você sabe como usar o bicarbonato no lugar do fermento e está pronto para experimentar na cozinha com esse novo conhecimento gastronômico!

Guia da Cozinha
Publicidade
Publicidade