0

Direto da fonte: aprenda a fazer Apfelstrudel vienense

A sobremesa mais famosa da Áustria é simples e prática de se fazer

28 ago 2013
13h58
atualizado às 13h58
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Experimentar a comida local, seja em restaurantes ou na rua, é também uma forma de conhecer um pouco de uma cidade. Em Viena, na Áustria, a gastronomia tem sua própria identidade, mas também faz referência à Hungria, Itália e outros países vizinhos. 

Os doces são levados a sério por lá e, prova disso, é que as sobremesas não necessariamente são reservadas para o fim da refeição. Algumas delas, inclusive, são servidas aquecidas e como prato principal. 

Mas nenhuma sobremesa define melhor a tradição da cidade na área de doces como o apfelstrudel vienense: uma massa fininha que envolve um delicado recheio de maçã, com toque de canela, uvas passas e nozes. 

Para o paladar do brasileiro, acostumado com pudim, brigadeiro e paçoca, a sobremesa talvez seja suave demais. Mas a opção é uma excelente pedida para conhecer um pouco do sabor local, acompanhado do também tradicional café vienense.

O chef Christian Wrenkh, que é proprietário do restaurante Wrenkh, além de ficar atrás do balcão e da cozinha também ministra workshops no local onde ensina alguns pratos típicos da região. O Terra acompanhou a aula de Apfelstrudel, e a boa notícia é que todos os ingredientes podem ser encontrados no Brasil. Confira. 

Ingredientes
Massa
300 g de farinha
1 gema de ovo
1 pitada de sal
250 ml de água morna
30 ml de óleo

Recheio
1 colher (sopa) de uvas passa
½ copo de água ou rum (também pode ser utilizado algum tipo de licor) –15 maçãs médias, 
250 g de farinha de rosca
300 g de manteiga
80 g de nozes picadas
100 g de açúcar
1 colher (sopa) de canela em pó
Farinha para “varrer” a superfície de trabalho 

<p>O apfelstrudel tem recheio suave que combina maçã, canela, nozes e uvas passas</p>
O apfelstrudel tem recheio suave que combina maçã, canela, nozes e uvas passas
Foto: Danielle Barg / Terra

Modo de preparo
Massa:
coloque a farinha em uma tigela e adicione sal e a gema de ovo. Em seguida, adicione a água e o óleo gradualmente. Mexa com uma colher delicadamente até que ela se solte e você consiga trabalhar com as mãos. Sove a massa até que esteja macia, mas não pegajosa. Se precisar, adicione mais farinha, mas apenas uma colher de chá de cada vez. 

Forme uma bola de massa, espalhe um pouco de óleo sobre ela e deixe descansar por no mínimo 30 minutos, em temperatura ambiente. Você também pode cobrir a massa com filme plástico. Enquanto isso, prepare o recheio.

Recheio: em primeiro lugar, mergulhe as passas no rum ou licor. Depois, descasque as maçãs e corte em fatias bem finas. Em uma panela, aqueça 200 g de manteiga, adicione a farinha de rosca e toste-a  até que atinja uma cor dourada. Deixe esfriar. Aqueça os demais 100 g da manteiga e mantenha quente. Por fim, misture todos os ingredientes. 

Montagem: abra a massa em um tabuleiro levemente enfarinhado. Usando as mãos, delicadamente estique a massa até que fique bem fina. Deixe descansar por um minutinho. Faça um “rolo” comprido e divida a massa na quantidade de apfelstrudels que você vai querer. 

Faça o mesmo processo de abrir a massa, até que fique bem fininha, e corte as extremidades para que fique no formato quadrado. Coloque o recheio e vá enrolando com cuidado, dobrando a massa para cima. Por fim, pincele um pouco de manteiga. 

Leve ao forno pré-aquecido (180° C) e deixe assar por cerca de 40 minutos. Retire do forno, polvilhe com açúcar em pó e sirva.

Rendimento: 15 porções

Veja também:

Já pensou em um drinque para a noite de Natal ou Reveillon?
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade