PUBLICIDADE

12 nomes de bebê fantásticos inspirados no encanto do Natal

A data, celebrada em 25 de dezembro, é repleta de simbolismos lindos - e é isso que as sugestões a seguir pretendem ressaltar. Inspire-se!

21 dez 2023 - 11h17
Compartilhar
Exibir comentários

O Natal está batendo na porta! E, para famílias que têm uma criança a caminho, esta época do ano, já cheia de simbolismo, fica ainda mais especial, não é mesmo?

Foto: ArtMarie/Getty Images / Bebe.com

Pensando nisso, selecionamos 12 nomes de bebê masculinos e femininos cujos significados remetem à data. Para quem deseja homenagear o filho ou a filha com toda a magia do Natal. Inspire-se!<

Natália

"Nascida no dia de Natal"

O nome tem origem na expressão em latim  natale domini, que significa "dia de Natal" e, por extensão, "nascida no dia de Natal". Começou a ser utilizado com maior frequência na Idade Média como referência ao nascimento de Cristo.

Noelle

"Natal" 

A sugestão de raiz francesa surge como uma versão feminina de Noel - que, por sua vez, vem do latim   natalis ("Natal"). Noelle carrega a simbologia da época natalina, refletindo alegria e esperança.

Diana

"Aquela que ilumina" , "divina"

Tem origem a partir do latim   diana, derivado do termo   dius, que quer dizer "divina". Na Mitologia Romana, Divia ou Diana é a deusa da Lua, da caça e das florestas, e seu nome significa "aquela que ilumina". É uma linda nomenclatura que faz alusão ao sagrado natalino.

Paloma

"Pomba", "Espírito Santo"

Paloma, de origem espanhola, deriva da palavra em latim   palumbes, que remete a "pomba". Por extensão e pela simbologia associada à ave, ganha também o sentido de "esperança" e "paz". No tradição cristã, a pomba é a personificação do Espírito Santo.

Tainá

"Estrela" ou "estrela da manhã"

O nome apareceu a partir do termo Tupi-Guarani   tainã, considerado como uma designação para os astros celestes. Tainá pode ainda ser interpretado como uma referência à estrela de Belém, um dos símbolos do Natal.

Ângela

"Anjo mensageiro"

Tem origem no grego   Ággelos, vocábulo que pode ser entendido como "mensageiro". Ou ainda no latim   Angelus, traduzido como "anjo". De acordo com a tradição cristã, os anjos são seres divinos, que atuam como mensageiros de Deus, de boas notícias e de proteção.

Nicolas

"O que vence com o povo"

Nicolas vem do grego  Nikólaos e resulta da junção de níke , que significa "vitória", e  laos , que remete a "povo". Dessa forma, carrega os significados de " vitorioso", "o que vence com o povo" e "o que conduz o povo à vitória". O nome também faz alusão a São Nicolau, que deu origem à figura do Papai Noel.

Gabriel

"Homem forte de Deus"

Do hebraico, é composto pela união dos termos gébher ( "homem forte"), e  el , que quer dizer "Deus". Assim, ganha a simbologia de "homem de Deus", "homem forte de Deus" ou "fortaleza de Deus". Também é o nome do anjo que anunciou a Maria que ela seria a mãe de Jesus Cristo.

Natan

"Dádiva", "dom" ou "presente de Deus"

O nome é derivado do termo em hebraico nathá, que se refere a "ele deu". Por extensão, apresenta os significados de "dádiva", "dom" ou "presente de Deus". Além disso, Natã - personagem bíblico - foi um profeta e conselheiro do Rei Davi, monarca de Israel. 

Davi

"Amado"

Tem origem no nome hebraico   Dawídh, cujo sentido é "o amado", "querido", "predileto". Davi foi o mais famoso rei de Israel, que liderou o povo durante o século 10 a.C.. Além disso, Jesus Cristo é tido como descendente da tribo de Davi e é mencionado na Bíblia por diversas vezes como "filho de Davi".

Teodoro 

"Presente de Deus", "dádiva divina"

Surge a partir do grego   Theódoros e é composto pelos termos   théos, que significa "deus", e   dôron ( "dom" ou "dádiva"). Dessa forma, Teodoro remete a "presente de Deus" ou a "dádiva divina".

Joaquim

"Jeová estabeleceu", "Deus estabeleceu"

Deriva do hebraico Jehoiachim   e o significado "Jeová estabeleceu" ou "Deus estabeleceu" resulta da união de  Yahweh , uma alusão a "Jeová", "Deus", e quwm , que quer dizer "estabelecer". Joaquim ainda é um dos reis de Judá e também aparece na tradição cristã como o pai de Maria e avô de Jesus Cristo.

Bebe.com
Compartilhar
Publicidade
Publicidade