PUBLICIDADE

O poder das escolhas: como elas afetam a nossa vida?

Entender a motivação por trás das nossas escolhas contribui para que deixemos de trilhar caminhos por medo de errar

15 dez 2022 - 12h25
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Personare

Infelizmente, não fomos ensinados a fazer escolhas. Desde cedo, a maioria de nós ouve crenças que fazem com que a gente assimile a ideia que de não temos direito a refletir sobre nossas opções. 

Crescemos escutando que é preciso "lutar e "trabalhar" muito para conquistar o que desejamos. Você certamente já escutou alguma dessas frases:

  • "Deus ajuda quem cedo madruga"
  • "Você pensa que dinheiro dá em árvore?"
  • "Dinheiro não cai do céu".

Mas estes são apenas alguns dos ditos populares que são repetidos desde a infância e que acabam fazendo parte do que acreditamos e influenciando nossos caminhos. 

Muitas vezes, passamos a vida inteira sem entender que também somos responsáveis por criar a nossa realidade. Tudo o que temos ou somos tem relação direta com alguma escolha que fizemos. Ou seja: cada opção que você faz cria dá origem a uma nova possibilidade na sua vida. 

Como o poder de escolha impacta a sua vida

Quer um exemplo? Eu sabia que era diferente dos outros, mas como posso ser percebido desta forma se ninguém mais sabe disso?

Não esqueça: você só pode criar algo na vida se estiver disposto a entender que suas escolhas também dão origem a novas possibilidades. Não fique focado no certo ou no errado, e sim nas consequências — positivas e negativas — dos caminhos pelos quais você opta. 

Toda vez que você decide que precisa estar certo — e que não pode errar —, acaba eliminando a possibilidade de escolha e limita a sua vida. Chegamos na decisão e eliminamos a escolha. Cada escolha que você faz, abre muitas portas de possibilidades.

Veja aqui perguntas poderosas que você se fazer para fazer mudanças na sua vida.

Exercício: aprenda a entender suas escolhas

Antes de fazer uma escolha importante para a sua vida, reflita sobre as suas motivações. Convido você a experimentar os seguintes autoquestionamentos:

  • Pergunte-se: "Estou escolhendo isso pelo seguinte motivo…". Ou ainda: "Estou fazendo essa opção porque tenho que…". Isso ajuda a entender seus objetivos, o que te move. 
  • Prossiga com a reflexão: "Estou escolhendo isso por que quero acertar? Ou porque tenho medo de errar?". Seja sincero com você mesmo. 
  • Finalize o processo com a seguinte indagação: "O que eu poderia escolher e que ainda não fiz porque julguei que era errado para mim ou minha família?" 

Não procure resultados imediatos nas suas escolhas. Em vez disso, tenha certeza de sua opção e mentalize as reflexões da pergunta. 

Quando tiver certeza de sua resposta, você talvez se questione: "Se eu escolher isso, como isso tudo irá resolver?". Portanto, a dica é: pare de olhar para o futuro da sua escolha. Esteja presente com o seu corpo e foque na pergunta.

Pare de julgar suas próprias escolhas e deixe para trás o exercício do julgamento - não julgue você e nem ao outro. 

Que tal você começar a escolher algo novo hoje?

Aproveite o fim do ano e veja aqui as previsões para 2023 para a sua vida, e faça escolhas mais certeiras.

O post O poder das escolhas: como elas afetam a nossa vida? apareceu primeiro em Personare.

C a l R ů t y (caline@calinerutiliano.com.br)

- C a l R ů t y é Facilitadora de Access Consciousness, o que inclui Barra de Access, Facelift, Fundamento e mais de 80 processos corporais. Dedicada disseminar saúde e bem-estar, fundou em 2009 o Espaço Harmozen.

Personare
Compartilhar
Publicidade
Publicidade