PUBLICIDADE

Instinto ou consciência? Saiba a forma de pensar do seu pet

Descubra como o comportamento animal difere dos seus instintos e de que maneira são geradas as atitudes dos pets

20 mar 2014 - 09h57
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Assim como no caso dos seres humanos, os cachorros aprendem uma série de novas ações e informações com o passar do tempo - tanto por meio da observação dos mais próximos à ele como por processos de treinamento e adestramento diversos. E é esse material que dá base para os mais diversos comportamentos dos cães e gatos, que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, em boa parte dos casos, é realizado com plena consciência dos animais.

Provando isso, estudos recentes realizados por um grupo de neurocientistas de Cambridge, no Reino Unido, os levaram à conclusão de que tanto os cães como os gatos possuem consciência (assim como os humanos) – mostrando que muito do que o seu pet faz pode ser altamente influenciado por você e pelas outras pessoas mais próximas à ele.

Enquanto o instinto animal se encarrega de fazer com que cães e gatos não precisem ser “ensinados” para cuidar de seus filhotes da melhor maneira ou para caçar outros animais, é a consciência que pode ser apontada como a grande responsável por muitas das atitudes que os animais têm para chamar a atenção de seus donos ou tentar, de alguma forma, se comunicar com eles.

A consciência vem do comportamento pessoal desenvolvido pelo pet ao longo de sua vida, por meio do contato com seres humanos e outros animais – e não dos seus instintos.

Da mesma forma que um cão pode latir para chamar a sua atenção, ele também pode fazer aquela famosa carinha de tristonho quando fez algo errado e está prestes a ser punido, buscando, conscientemente, amolecer o coração de seus donos – que podem achar que o olhar medroso do cão é em função, apenas, de reações naturais à repreenda (e não um sinal de “manipulação”, que o animal imita para escapar do castigo).

Acesse o link e saiba onde encontrar especialistas em comportamento animal.

Fonte: Dr. Ricardo Tubaldini (CRMV – SP 23.348), Médico Veterinário formado pela Universidade Paulista e Cirurgião Geral e Ortopedista em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Tubaldini é Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato.

<a data-cke-saved-href="http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/mulher/adestramento-dr-pet/iframe.htm" href="http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/mulher/adestramento-dr-pet/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Cachorro Gato
Compartilhar
Publicidade
Publicidade