PUBLICIDADE

Faz mal usar coletor menstrual? A gente te explica!

26 nov 2023 - 11h01
(atualizado em 15/12/2023 às 10h07)
Compartilhar
Exibir comentários

É importante falar sobre a saúde íntima das pessoas que menstruam. Com o tempo, mais e mais dessas pessoas estão se interessando em prestar mais atenção em seu ciclo, para se manterem seguras e saudáveis. E adivinha? Nesse meio tempo, o coletor menstrual ficou popular.

Faz mal usar coletor menstrual? A gente te explica! -
Faz mal usar coletor menstrual? A gente te explica! -
Foto: Shutterstock / todateen

E deixa eu falar: esses coletores não são apenas uma alternativa para os absorventes descartáveis. Eles também são ótimos para a saúde! Um estudo, denominado "O uso de copos menstruais está associado à manutenção da microbiota vaginal saudável: estudo longitudinal prospectivo", foi realizado por pesquisadores brasileiros e publicado na Revista Placenta e Medicina Reprodutiva, vol 2 e a gente te conta tudinho.

Essa pesquisa acompanhou mulheres saudáveis durante dois anos para ver como o uso de coletores menstruais afetava sua saúde vaginal. Surpresa! Por lá, eles descobriram que eles ajudaram a manter a microbiota vaginal mais saudável.

As pessoas que usaram esses copos também disseram que se sentiam mais confortáveis e livres durante a menstruação. Elas ainda tiveram menos infecções vaginais. Mariana Betioli, parteira especialista em saúde íntima, explica que esses coletores ajudam porque deixam entrar o ar. Além disso, eles são feitos de silicone, material que não atrapalha o equilíbrio natural da vagina.

Ao contrário dos absorventes internos, esses copos não mexem com as bactérias boas ou os fluidos naturais do corpo. Isso significa que a área permanece úmida e mantém intactas suas defesas naturais", afirmou a especialista.

Além disso, outro estudo realizado no Quênia analisou estudantes que utilizavam coletores menstruais em vez de absorventes normais. E o resultado foi o mesmo: descobriram que essas estudantes tinham um ecossistema vaginal mais saudável e com menos infecções.

O que pode atrapalhar sua saúde íntima?

Mariana também falou sobre o que pode atrapalhar o equilíbrio lá embaixo. Coisas como imunidade baixa, alterações hormonais e higiene não tão boa podem causar problemas. Até mesmo o uso de absorventes pode deixar as coisas abafadas e causar mais fungos e bactérias.

Então, como você escolhe o coletor menstrual certo? Mariana sugere optar por aqueles feitos de silicone médico 100% hipoalergênico e sem corante. Ela alerta que copos feitos de plástico, TPE, látex ou algumas tinturas podem atrapalhar a saúde íntima.

Uma última coisa: só porque os coletores menstruais diminuem o risco de infecções, você ainda precisa usar camisinha durante as relações sexuais, ok? Mantenha-se protegida!

Fonte: Alto Astral

todateen
Compartilhar
Publicidade
Publicidade