PUBLICIDADE

Quatro dicas para fazer sua toalha de banho durar mais

O modo de lavar e secar, além da quantidade certa de sabão e amaciante ajudam a prolongar a vida útil do produto

29 mai 2024 - 13h15
Compartilhar
Exibir comentários

No dia 25 de maio, fãs de Douglas Adams e entusiastas da cultura geek ao redor do mundo se reúnem para celebrar o Dia da Toalha. A data, criada em homenagem ao autor de "O Guia do Mochileiro das Galáxias" ressalta a importância e a utilidade do item em todas as aventuras intergalácticas.

Já no dia a dia, as toalhas não são apenas itens funcionais, mas também elementos de conforto e bem-estar presentes na rotina de higiene pessoal. De acordo com Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa, após um banho relaxante é fundamental ter uma toalha macia para se secar. "Para isso, é preciso saber como lavar corretamente os itens, para que mantenham a qualidade e a maciez mesmo com o passar do tempo", afirma. Confira abaixo algumas dicas da especialista sobre como higienizar melhor as toalhas, garantindo que elas permaneçam macias e felpudas por mais tempo:

Cuidados iniciais

-
-
Foto: tashka2000 / Thinkstock/Getty Images / Casa.com

O primeiro passo para preservar as toalhas é lavar, antes mesmo do primeiro uso, para que não fique nenhum resíduo de fabricação, como produtos químicos, germes e bactérias que possam prejudicar a saúde. "Além de eliminar resíduos indesejados, essa prática garante uma melhor absorção de água pelas fibras naturais, contribuindo na prolongação da vida útil dos itens", afirma.

Lavagem adequada

Tanquinho Big 20kg
Tanquinho Big 20kg
Foto: Divulgação Mueller/Casa.com.br / Casa.com

Lave as toalhas de banho com menos frequência. "A lavagem excessiva pode acabar desgastando as fibras mais rapidamente. O ideal é evitar a higienização desnecessária ou diária das peças. Separe um jogo para ser usado e lave-o semanalmente, alternando com outro jogo de toalhas. Se, por algum motivo especial, elas estiverem mais sujas antes da semana terminar, é possível lavá-las com antecedência. Caso contrário, apenas garanta a secagem rápida após cada banho", aconselha.

Reduza o uso de amaciante

-
-
Foto: Freepik/Casa.com.br / Casa.com

Por ser gorduroso, com o passar do tempo, o amaciante acaba selando as fibras da peça, diminuindo o seu poder de absorção e inutilizando-a. "O ideal é não utilizar o produto em grandes quantidades e de forma frequente. Em vez disso, opte pelo uso do sabão suave ou neutro durante a lavagem e reduza ao máximo o amaciante. Isso manterá as toalhas sempre macias e aconchegantes após a higienização", afirma.

Atenção ao secar

-
-
Foto: Salvador Cordaro/Casa.com.br / Casa.com

Alguns cuidados devem ser tomados ao secar as toalhas de banho. "A primeira dica é sempre estender o item em um varal, após utilizá-lo. Isso garante que a peça não fique com odor ou manchas. Após a lavagem, coloque para secar naturalmente, mantendo a peça em local ventilado, excluindo o uso de pregadores, visto que eles podem danificar as fibras do produto", conclui.

Casa.com
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade